Blog

7 anos da MCE

7 anos da MCE
Contar uma história é sempre um momento desafiador não é? Afinal, traduzir os sentimentos presentes em tantos momentos através de palavras, sempre será um desafio e tanto. Imagine então contar a história da MCE, sem deixar de lado nenhum sentimento e nem pessoas que fizeram esses 7 anos junto com a gente?

Cada palavra de admiração, cada “bora lá” que a gente ouve valem todos os esforços que uma causa como a nossa: querer um mundo melhor através de uma mudança de consumo, pode receber.



E é assim que começamos a contar a nossa história, através desses encontros constantes entre pessoas e seus propósitos que é a MCE! Toda grande árvore nasce de uma sementinha e foi numa dessas guinadas da vida que a gente surgiu também.

Os anos iniciais


Podemos dizer que essa sementinha estava na França, foi lá que a MCE deu seus primeiros suspiros.

Em 2007 a Lari, uma das nossas fundadoras, desenvolvia para o governo francês uma série de eco-condições para eventos sustentáveis, em um tempo em que estes eventos eram uma novidade até no velho mundo. Para a elaboração deste documento reuniram-se especialistas nas mais diversas áreas, determinando ações necessárias para reduzir os impactos socioambientais na organização de eventos. Essas diretrizes servem como base até os dias de hoje na França.



De férias no Brasil em pleno Carnaval de Floripa, a Lari então se depara com aquele mar de copos descartáveis, uma realidade das festas daquela época aqui no Brasil…

“E se pudéssemos trazer a possibilidade de realizar eventos sustentáveis, através dos copos reutilizáveis, para o Brasil?” 

Afinal, o impacto negativo que os descartáveis causavam no meio ambiente já estava muito claro para ela.

No meio de um mar de copos descartáveis e de números alarmantes: 720 milhões de descartáveis indo para o lixo todos os dias no Brasil, aquilo ficou na cabeça da Lari. Porém - ainda - não era a hora certa da MCE. De volta para a França um novo projeto ainda ia surgir na vida da Lari: uma consultoria para eventos sustentáveis e com ele somaram-se mais alguns anos de experiência. A ideia da MCE já dava seus primeiros passos, mas ainda faltava algo ou alguém...

Conexões


Já diria aquele cantor, que a vida é a arte dos encontros não é?

Joris e Matin! Os dois franceses mais empreendedores e enérgicos que a Lari já havia conhecido. O Joris já empreendia há algum tempo no mundo dos eventos, nessa época já organizava eventos na França aplicando o conceito caução e copos reutilizáveis, contando com uma vasta experiência em empresas do ramo esportivo. O Martin por sua vez, vivenciava os eventos esportivos na prática, jogador de rugby e especialista em marketing esportivo, pôde analisar o mundo dos eventos em muitos países do globo (Espanha, Austrália, Grécia, Indonésia....).



Umas ideias aqui, uns papos intermináveis (coisa de francês) aí e o princípio do que alguns anos depois viria se tornar oficialmente a Meu Copo Eco!

Somos a MCE


A MCE nasceu de uma vontade em comum: mudar a relação de consumo nos eventos e eliminar os descartáveis.

Por que escolhemos os eventos? O impacto no meio ambiente que a produção de resíduos em um único evento pode causar, no pouco tempo em que acontece, é algo que nos preocupou muito. Para isso, em 2011 a MCE tomou forma e já contava com um desafio: trazer a possibilidade de realizar eventos livres de descartáveis para Brasil através do uso do Copo Eco®.



Bem distante da França, mas sem nunca esquecer onde nossa ideia tomou forma, escolhemos Florianópolis como nossa casa. Por que Floripa? Coisa que a gente já tentou achar respostas. Talvez seja a natureza exuberante, os inúmeros visuais de faltar palavras, ou ainda essa brisa do mar que tem aquele algo mais… Na falta de explicações, preferimos resumir: Por que Floripa? Porque Floripa é Floripa, né?



Mas não paramos por aqui: de Floripa para o Brasil todo. À medida que o tempo passava e íamos espalhando o MCE pelo Brasil todo através de conexões poderosas, nos tornamos mais do que um simples Copo Eco®, nossa missão estava se fortalecendo: estávamos transformando uma cultura de consumo por onde passávamos. Como a gente faz isso? Através de nossos embaixadores, representantes, amigos, parceiros, admiradores, usuários, você que nos lê… Aquele tantão de gente que faz parte da gente.

A MCE é um organismo vivo


E estamos em constante expansão, afinal, é isso que acontece quando uma causa bate forte em muita gente. A nossa missão hoje faz parte da vida de muitas outras pessoas que fazem ela mais forte a cada dia e em cada ação.



 

E você, já faz parte da nossa rede? 



Esses 7 anos!


E quase 7 bilhões de copos descartáveis evitados! O mais legal de toda a nossa trajetória é perceber que além de crescermos mais e mais a cada ano, pudemos ajudar tantos eventos a realizarem o desejo de se tornarem sustentáveis tendo a gente como ferramenta para isto, mas também como parceiro ambiental.

Um pouco do que já fizemos? Ajudamos a mais antiga e famosa regata do mundo a ser 100% sustentável em uma de suas etapas no Brasil, fomos responsáveis também por ajudar a evitar o uso de 760 mil descartáveis em uma escola e também evitamos o descarte de 4.6 toneladas de copos descartáveis em uma empresa. E isso é só uma pontinha daquilo que fizemos nesses 7 anos…

E que venham mais 7 anos, 10, muitos...


Melhor forma de comemorar nossos 7 anos? Ansiosamente esperando pelos próximos 7, 10, muitos que virão!

Sopramos as velhinhas hoje com o sentimento de dever cumprido, MAS logo seguido do friozinho na barriga que é levar uma oportunidade de mudança pra esse mundão. E nosso presente? Você junto com a gente!

Desculpem-nos a rima, mas a gente tá só emoção!




Outras matérias

12/09/2018 15:11