Blog

7 desejos sustentáveis para 2017

7 desejos sustentáveis para 2017
7 desejos sustentáveis para 2017

Fim de ano, reflexões sobre mais um ciclo que se fecha e muitos são os que fazem inúmeras e infinitas listas de desejos de melhoras para o ano novinho que está por chegar. Para entrar nesse clima, a Meu Copo Eco também preparou uma lista dessas vontades para realizar no próximo ano. Desde que a empresa surgiu, ela faz de tudo para ser ferramenta de mudança nos hábitos e na vida das pessoas a fim de fazer uma sociedade mais consciente e que viva em harmonia com a natureza e seus recursos.

Writing list

Por isso, preparamos então uma lista de 7 desejos sustentáveis para começar 2017.



1- Separar os resíduos

2A separação dos resíduos é uma atitude básica, porém nem sempre praticada por falta de tempo, desinteresse ou preguiça mesmo. Por isso, o primeiro desejo que a Meu Copo Eco quer para 2017 é que práticas de separação de lixo sejam realizadas em ambientes domésticos, empresariais e industriais, de forma correta e consciente. Dessa maneira, é possível diminuir o impacto ambiental, reutilizar materiais, praticar a compostagem (50% dos resíduos), e reduzir gastos.

 

2- Economia de água

4Você já percebeu a falta que sentimos da água, quando por exemplo, algum registro precisa ser desligado para manutenção? Se nessas situações momentâneas, a carência de água já é motivo para desespero, imagine então quando esse bem não estiver tão disponível de forma abundante por aqui. Por isso é importante consumirmos água de maneira consciente, refletindo sobre a necessidade do seu uso e buscando sempre formas de preservar esse recurso natural.

Checar vazamento e pingos em torneiras e conexões, juntar uma grande quantidade de roupa para lavar, não deixar torneiras com água corrente escovando os dentes ou lavando a louça, são algumas medidas que realizadas cotidianamente afetam de maneira positiva no uso consciente da água em todos ambientes.

 

3 - Diminuir a poluição

3Muito se fala sobre poluição, seus prejuízos para o meio ambiente e para a saúde e bem-estar da população. Porém, quantas das medidas preventivas contra poluição, de fato, são realizadas por nós?

Fábricas e indústrias são exemplos de agentes responsáveis por esse problema ambiental e social. Entretanto, comportamentos individuais e que podem parecer banais, contribuem de forma alarmante na poluição das cidades. Sabendo desses tropeços, a Meu Copo Eco sugere que em 2017:

  • O uso desnecessário de sacolas plásticas seja evitado - que tal levar uma ecobag para as compras?

  • Transportes coletivos, bicicleta ou caminhada - nem sempre é tão necessário o deslocamento de carro, pense nisso! E caso seja imprescindível o seu uso, uma boa ideia seria disponibilizar carona para os amigos, não é mesmo?

  • Evite usar materiais descartáveis como copos plásticos, por exemplo. Opte pelos reutilizáveis!

  • LUGAR DE LIXO É NO LIXO  -  soa quase tolo falar essa frase aqui, porém infelizmente ainda existem pessoas que não a seguem. Lixeiras estão por todo o lado, tenha um pouco de paciência e espere encontrar alguma.


 

4 -  Que tal plantar?

5Já que estamos falando em contribuir com hábitos sustentáveis para o meio ambiente em 2017, não há nada mais simbólico e efetivo do que começar a plantar. Não é necessário que se plante uma árvore, mas o simples fato de iniciar uma horta dentro de casa já traz inúmeros benefícios para a natureza, para você e sua família. Além disso, é muito simples, confira:

  • delimite um espaço - lembre-se de buscar locais iluminados e arejados

  • escolha o que plantar: hortaliças, ervas aromáticas, temperos

  • prepare o canteiro, a terra, as sementes

  • inicie o cuidado, regando de acordo com a necessidade de cada tipo de semente

  • acompanhe o desenvolvimento da planta

  • desfrute do bem-estar, economia e prazer que essa atividade proporciona


 

5- Reutilizar materiais

6Citamos no primeiro item deste post a importância da separação de resíduos. Entretanto, nem sempre o que descartamos de fato merecia ir diretamente para o lixo. Todos os dias consumimos diversos produtos e entre eles é possível encontrar maneiras para reutilizá-los, não necessariamente para a mesma função. Materiais recicláveis devem ser separados sim, e destinados para a coleta seletiva, porém muitas vezes eles são instrumentos de criação para novas ideias dentro de casa, por exemplo. Pense nisso! Uma caixa de sapatos pode ser um bom lugar para armazenar objetos pequenos e uma garrafa de vidro pode servir como vaso de flores para decorar sua casa. Use sua imaginação e criatividade em 2017 com sustentabilidade.

 

6 - Gastar menos luz

A utilização de energia elétrica já é tão presente em nosso cotidiano que muitas vezes não percebemos o quanto seu consumo excessivo é prejudicial para o meio ambiente. No Brasil, a geração de energia elétrica ainda é realizada principalmente pelas usinas hidrelétricas. Essa forma de produção causa um grande impacto ambiental, uma vez que quanto maior o consumo de energia elétrica, maior a quantidade de água exigida para a sua geração. Em tempos de escassez de água, a necessidade de economia se faz mais presente. Além disso, a instalação de uma usina modifica drasticamente um ambiente, trazendo prejuízos para o ecossistema. Pensando nesses obstáculos, a Meu Copo Eco quer ajudar a amenizar esse entrave em 2017 sugerindo algumas maneiras de economia de energia, confira:

  • Atenção com as lâmpadas da sua casa. É importante trocar as incandescentes por  fluorescentes. Estas duram mais e utilizam menor quantidade de energia;

  • Não há necessidade de luz ligada em um cômodo vazio. Desligue!

  • A luz do dia é linda e natural. Aproveite ao máximo deixando cortinas e portas abertas. Em caso de mesas de trabalho e de leitura, coloque-as próximas às janelas;

  • Ar-condicionado refresca, mas é um dos grandes consumidores de energia. Utilize com cautela, em temperatura indicada para o bem-estar e mantenha os filtros sempre bem higienizados;

  • Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Por isso, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez;

  • Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12% e um gasto de energia desnecessário;

  • Mantenha a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado, defeitos nesse material farão o eletrodoméstico precisar de mais energia para trabalhar;


7Essas dicas podem parecer pequenas diante de tantos gastos pelo país, porém atitudes simples como essas têm um grande valor de sustentabilidade e econômico, visto que pesquisas do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel), mostram dados de que o desperdício nacional de energia está em valores próximos a 40% e deste total, mais da metade concentra-se no desperdício residencial.

 

7 - Preciclar

Embora todos os desejos anteriores sejam muito válidos e auxiliam na mudança para hábitos mais saudáveis para o meio ambiente, o que a Meu Copo Eco mais anseia para o próximo ano é que todos tenhamos um pensamento mais sustentável e consciente, ou seja, que escolhas sejam feitas a partir de noções de sustentabilidade e bem-estar. É ótimo que se recicle materiais, porém MELHOR AINDA seria se já pensássemos em consumir materiais reutilizáveis, por exemplo.

Agir desse modo é “preciclar”, é já estar educado na consciência ambiental e começar a produzir atitudes benéficas e não apenas de recuperação de ações que prejudicam a natureza em algum momento.

 

O ano novo está na nossa frente: é a mudança do agora em nossas mãos. Com esses 7 desejos sustentáveis, a Meu Copo Eco convida você a participar dessa geração de novas ideias e hábitos que melhoram a vida de cada um de nós em harmonia com o meio ambiente. Conheça a Meu Copo Eco e veja de que forma contribuímos para essa transformação no mundo.




Outras matérias