Blog

A Matinê Cervejeira mais um case de sucesso

A Matinê Cervejeira mais um case de sucesso

11163800_489433947901452_3293622369018304985_n


Encontrar bares que vendam cervejas artesanais uma tarefa cada vez mais fácil em Porto Alegre e a cidade já uma referência na produção de cervejas artesanais. Pensando nisso a Matinê Cervejeira nasceu e hoje produz diversos tipos de eventos para o público amante das cervejas artesanais.

Um dos diferenciais da Matinê Cervejeira foi que, desde o inicio eles pensaram em fazer um evento sem descartáveis, incentivando os participantes a levarem as suas canecas de casa ou então, adquirindo um copo reutilizável sob o sistema caução (onde você deixa uma quantia pelo copo, usa e quando quiser pode devolve-lo e recuperar o dinheiro de volta, ou então, levar o copo para casa como lembrança). Isso teve um impacto grande na quantidade de lixo gerado nos eventos da Matinê.


Para conhecer um pouco mais sobre esses eventos, as cervejas artesanais, e sobre os copos reutilizáveis nos eventos, nós conversamos com os organizadores da Matinê Cervejeira:

Como foi a ideia para criar a Matinê Cervejeira?

Foi uma ideia despretensiosa a partir do nosso gosto pessoal por cervejas artesanais. Simplesmente sentimos que não havia nenhum evento legal na cidade com esse tema e resolvemos fazer.

Quantos eventos vocês já fizeram até agora e qual a média de eventos por mês?

J11015906_432693903575457_6033240464621063837_ná fizemos em torno de 20 eventos cervejeiros dos mais diversos formatos. Atualmente, fazemos de 2 a 3 eventos por mês.

Quantas cervejarias são parceiras e participam da Matinê cervejeira?

Não temos parceiras fixas justamente para não parecer que funcionamos com o critério de “cadeira cativa”, mas entre os nossos eventos, já trabalhamos com mais de 30 cervejarias diferentes.

Para vocês, qual a importância de pensar no impacto ambiental gerado por eventos e em como solucionar e diminuir esse impacto?

Faz parte da gente ter consciência política nas mais diversas esferas, dentre elas, o consumo. Se dá pra fazer um evento que gere menos resíduo possível, por quê não fazer?

Qual a importância dos copos reutilizáveis para a Matinê Cervejeira? Porque?

Sabendo que em eventos cervejeiros as pessoas usam e descartam muitos copos e esse é o principal resíduo gerado em eventos desse tipo, os copos reutilizáveis foram a maneira que encontramos de reverter e até zerar esse quadro.

Que vantagens vocês desse tipo de material do copo para servir os chopes e cervejas artesanais?

Cumpre a função para os eventos. Apesar de não ser o copo específico para cada tipo de cerveja, ele funciona muito bem para conhecer as cervejas e beber despretensiosamente, além de ser fácil de limpar.

Como é a aceitação do público de vocês para os copos reutilizáveis?

As pessoas adoram, já entendem a função dos copos nos nossos eventos. Fizemos vários modelos na última leva e o nosso público inclusive adquiriu o hábito de colecionar. <3

matine (1)


A Matinê Cervejeira está cada vez mais transformando o mercado de cervejas artesanais em Porto Alegre e fortalecendo a cidade com suas atrações e visibilidade que dá a esse mercado. Os apreciadores de cervejas artesanais agradem, e o meio ambiente também!




Outras matérias