Blog

Ações simples que mudam o mundo

Ações simples que mudam o mundo
           Enquanto questões importantes para o meio ambiente passam despercebidas todos os dias, tanto por indivíduos, empresas e até governantes. Nós da Meu Copo Eco estamos contribuindo para uma rede de agentes de mudança! Vamos atualizar o sistema? Essa rede se fortalece a cada dia quando percebemos e atuamos em ações únicas, simples, básicas como utilizar um Meu Copo Eco em um evento. Essa simplicidade de transformação pode ir desde o produto, conceito e até modelo de gestão.

Mas tudo tem um começo, certo?
O que nos inspirou foi que
há 20 anos na Alemanha surgiu o conceito dos copos reutilizáveis e do uso do conceito caução para festas e eventos. Difícil era não notar que nos  mais diversos eventos, a ideia implementada já apresentava um retorno muito positivo. Tanto que se espalhou por toda Europa e países como França e Espanha festas com porte maior precisam usar copos reutilizáveis (cruzando os dedos para isso acontecer no Brasil também). Empresas de produtos reutilizáveis logo se espalharam e tem contribuindo por um novo mercado.

Tudo que é bom viraliza rápido e esse modelo precisava ser testado no Brasil também. A Larissa Kroeff que tinha se especializado em eventos sustentáveis na França junto com o Joris, parceiro de vida e de negócios encararam esse desafio.

Qual era o cenário?


Como sabemos há um tempo atrás, por exemplo, o mais normal era um final de festa com o local cheio de sujeira no chão (garrafas plásticas, latinhas, copos descartáveis…), isso não era somente aceitável, como também acabava se tornando sinônimo de status de que a festa tinha sido bombástica. Mas bombástica pra quem?



Sabemos que a competição com os países de ¨primeiro¨ mundo no quesito consciência ambiental está um pouco adiantada, como por exemplo a  Finlândia, o país mais sustentável do mundo, segundo o Environmental Performance Index (EPI). Contudo, o mais importante para melhorar a 46º posição do Brasil na lista de países sustentáveis é o entendimento que isso pode ser revertido da noite por dia com um único ato: evitar os descartáveis, reutilizar mais e mais os produtos. Só isso muda tudo e temos aqui uma oportunidade única de mudar o mundo.  


E isso vem acontecendo. Vamos mostrar como!

Desde 2010 com o nascimento da Meu Copo Eco, estamos formando parcerias com produtoras de eventos, escolas, times de futebol para que a consciência ambiental seja uma atitude ambiental. Temos como missão eliminar os descartáveis e contribuir para uma cultura de consumo acessível a todos. Por isso é preciso que sejamos plurais e democráticos.

E isso está no nosso DNA. Porque não só entregamos um produto, somos um conceito, um selo ecológico que certifica que a empresa/evento tem uma preocupação com o nível de resíduo gerado e quer realmente se livrar dos descartáveis. Assim, empreender socialmente para gente é uma questão de buscar o máximo do desenvolvimento (sustentável/ecológico) para todos os envolvidos.

Até disponibilizamos uma calculadora online para simular os preços dos nossos produtos. Justamente para que facilite ainda mais ao cliente essa visualização. Damos um desconto progressivo por quantidade de copos/taças ecológicas, porque sabemos que quanto mais pessoas atingidas mais rápido o conceito se espalhará.

Além disso quem precisar de uma ajudinha na formulação do seu evento, tornando ele mais sustentável pode contar com a nossa consultoria para eventos. Ou então nossos conteúdos ricos que ajudarão a entender o passo a passo para impactos ambientais menores.


Nossos vínculos são fortes, mesmo dentro de casa


Bem, aqui na Meu Copo Eco é diferente. Nossa preocupação com os colaboradores transforma esse elo diário em vínculos cada vez mais fortes. Quando se trata do lema “acessível à todos”, não nos referimos apenas à facilidade no processo de compra e o valor transparente no final dos produtos. A gente fala inclusive da valorização e responsabilidade com os colaboradores, os quais procuramos recrutar sempre levando em consideração alguns critérios básicos: valores da empresas, história da pessoa, morar perto do trabalho, competência e vontade de fazer junto conosco.

Essas e outras são pequenas diferenças que não se fazem obrigatórias, mas resultam em efeitos surpreendentes em um modelo de negócio. Dessa forma, fortalecendo nossa comunicação interna e engajando a galera ainda mais no comprometimento com a causa.


E quando se fala no pessoal, é imprescindível contar sobre quem torna isso tudo possível.

Somos uma equipe multi tarefas e percebemos isso como um gene do intra-empreendedorismo. Além do estímulo ao rápido aprendizado e a adaptação para mudanças, nosso ambiente é livre de qualquer discriminação. Temos várias lideranças femininas: nossa ceo é mulher, assim como mais de 50% do time, temos um código interno de sermos livres de discriminação e seguimos ele. Não por ser uma obrigação, mas porque somos assim mesmo, plurais. Somos um organismo vivo e somos mais fortes porque nossas partes são diversas e complementares.  


Plantar a sementinha do consumo consciente em cada coração é um grande desafio . Mesmo assim, os efeitos são bem mais gratificantes, afinal, seremos incansáveis na busca de uma nova cultura de consumo! Contamos com todos para nos tornarmos agentes dessa transformação. Você como cidadão, empreendedor e líder pode ajudar também. Para começar basta uma solução na mão: Meu Copo Eco.





Outras matérias

15/08/2017 14:56