Blog

Calendário We Are Floripa: Reuse Fevereiro #reusefebruary #reusefevereiro

Calendário We Are Floripa: Reuse Fevereiro #reusefebruary #reusefevereiro
Tutora: Manuela Angelim - Meu Copo Eco

Como você tem se relacionado com o todo? E o que define o que é sustentabilidade?
Fugindo um pouco do discurso "Sustentabilidade vem do verbo Sustentar", o objetivo do Reuse Fevereiro é abrir o diálogo e descomplicar conceitos. Através de conexões, apresentar práticas plausíveis para uma transformação. Entendemos que a sustentabilidade está muito mais relacionada ao "Como" do que definida pelo "O que". A receita para mudar o mundo é simples: CRIATIVIDADE E AÇÃO!

Temos algumas coordenadas que vigoram e dão suporte à práticas mais coerentes que são os famosos R's: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR.
O que pouca gente sabe é que esses R's possuem uma escala hierárquica e seguem o princípio de que causa menor impacto evitar a geração do lixo do que reciclar os materiais após seu descarte. Afinal, para reciclagem acontecer é preciso ter - de forma sistêmica - diversos atores, logística de transporte, geração de diferentes tipos de energia, entre tantos outros.

Ou seja, o maior impacto positivo que você pode fazer é: Refletir e dizer não.
Convidamos você a desacelerar a máquina de consumo, a agradecer o que tem e a ver todas as maneiras diferentes de usar suas coisas. Pergunte a si mesmo o que mais pode ser feito antes de ir para o lixo. Isso é realmente um desperdício ou pode substituir minha necessidade de outra coisa?

Use sua criatividade, seu conhecimento crítico e você encontrará a solução para esta pergunta.

 

We Are Floripa

No dia 30 de janeiro de 2020, aconteceu o evento We Are Floripa, onde foi construído coletivamente um calendário de ações globais para ajudar a capital a se tornar a primeira cidade Lixo Zero do Brasil. A ação foi inspirada pelo movimento Zero Waste Youth junto com a participação e suporte de importantes organizações conectadas com o mundo Lixo Zero. Cada mês trará uma temática com diversas ações a serem realizadas. O objetivo é unificar todos os setores em prol de ações mais justas, sustentáveis, responsáveis e coerentes.

Estamos no mês do Reuse Fevereiro, liderado por Manuela Angelim, porta-voz da Meu Copo Eco, que traz a temática da reutilização em sua totalidade. Como podemos reutilizar mais e melhor? Como podemos pensar fora da caixa? Como implementar uma economia mais circular nos estabelecimentos? Em que momento o cidadão se torna um agente de mudança e ajuda na implementação dos conceitos? E como?

 

Calendário Verde

O calendário de ações global foi criado pelo movimento Zero Waste Youth junto com a participação e suporte de importantes organizações conectadas com o mundo Lixo Zero. O objetivo de criar esse calendário é para guiar indivíduos e grupos para escolhas mais conscientes e sustentáveis, criando um alerta em cada um sobre tópicos diferentes para propor ações e estratégias sobre cada assunto. Assim, os líderes nessa mudança vão espalhar o conhecimento, ações e inspirar mais pessoas a mudarem seus estilos de vida.

No dia 30 de janeiro 2020, construímos coletivamente esse calendário de ações para Florianópolis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município e engajando a comunidade no movimento.

JANEIRO #wearejanuary #somosjaneiro

Tutores: participantes do We Are Floripa

Nosso primeiro mês do ano surge como um momento de questionamento e planejamento. O que queremos para este ano que está prestes a começar? Como queremos agir sobre isso? Considerando esse aspecto de janeiro, convidamos você a passar algum tempo meditando, entrando em contato com seu eu interior, conectando-se com as pessoas ao seu redor para aumentar a consciência e compaixão coletivas.

FEVEREIRO #reusefebruary #reusefevereiro

Tutora: Manu Angelim - Meu Copo Eco

Convidamos você a desacelerar a máquina de consumo, a agradecer o que tem e a ver todas as maneiras diferentes de usar suas coisas. Pergunte a si mesmo o que mais pode ser feito antes de ir para o lixo. Isso é realmente um desperdício ou pode substituir minha necessidade de outra coisa? Use sua criatividade, seu conhecimento crítico e você encontrará a solução para esta pergunta.

MARÇO #march4water #savewatermarch #aguasdemarço

Tutora: Duda - UFSC Sem Plastico

Vivemos em um planeta que tem 70% de água, somos feitos por 70% de água, isso é coincidência? As vezes tomamos água como algo garantido. Mas pense fora da sua bolha, olhe para todos aqueles que não têm acesso a água limpa ou às vezes até a água, nossos rios mortos devido à poluição, nosso oceano de plástico onde os microplásticos estão acumulando e contaminando os peixes e outros animais, nossos recifes de coral ameaçados de extinção com o aquecimento e a acidificação do mar. O oceano não tem fronteiras e nos conecta a todos, por isso é nossa responsabilidade compartilhada protegê-lo.

ABRIL #earthapril #abrildaterra

Tutor: Prof Daniel Da Silva - Pedagogia do Amor

É um mês para celebrar o nosso doce lar, a TERRA! Usar a vibração das pessoas ao nosso redor para conectar os sonhos de um mundo melhor. Vamos envolver nossos amigos, vizinhos e comunidade para compartilhar recursos, cuidar do planeta e agir coletivamente para combater as mudanças climáticas.

MAIO #mayYOUcompost #maiodacompostagem

Tutor: Marquito Vereamor

Já é hora de parar de pensar na matéria orgânica como lixo! Por isso, convidamos você a começar a compor seu resíduo orgânico, a transformá-lo em um ativo. Conecte-se com produtores locais ao seu redor, inicie seu jardim cultivado em casa e use seu composto para isso. Se você já o faz, talvez seja hora de ajudar seu amigo ou seu vizinho a fazer o mesmo.

JUNHO #lessdrivejune #bikingjune #nodrivingjune #vadebike #junhosemcarros

Tutora: Isa Bertoli - Zero Waste Youth

Quanto tempo você perde preso em engarrafamentos? Quanto espaço um carro desperdiça nas ruas? Quanto C02 os carros enviam para a nossa atmosfera? Quantas vezes você perdeu a oportunidade de ser saudável e pedalar? É um mês para você repensar como usa seu carro. Você poderia andar de bicicleta? você poderia compartilhar caronas? Você poderia usar o transporte público com mais frequência? Agora é o momento de agir sobre.

JULHO #plasticfreejuly #julhosemplastico #julholivredeplastico

Tutora: Patricia - Dunalab

O plástico sobreviverá a nós, não pode ser reciclado apenas com reciclagem, quebra em pequenas partículas e entra nos organismos vivos, é uma ameaça ao meio ambiente e à nossa saúde! O plástico também está em toda parte, quase todas as coisas são feitas ou embaladas com ele. É considerado fácil e acessível pelas empresas, mas não é fácil finalizá-lo e não é barato para o nosso ambiente!

AGOSTO #circularaugust #closeloopeaugust #agostocircular

Tutor: Lucas Fontes - Green Thinking

Se queremos uma realidade sustentável, precisamos investir em uma economia circular, precisamos fechar o ciclo em nosso sistema de fabricação. Atualmente, a maioria das empresas trabalha em uma economia linear, desde o abastecimento -> produção -> uso -> aterro sanitário. Esse sistema não é eficiente ou sustentável. Se coletarmos o resíduo e o transformarmos em um ativo, através do processamento correto, podemos fechar esse ciclo e economizar recursos, além de reduzir o desperdício.

SETEMBRO #september4future #september4climate #setembropelofuturo

Tutora: Flavia Christo - Youth Climate Leaders

A mudança climática é uma grande ameaça para o nosso futuro! Nosso relógio está correndo, precisamos agir agora, se quisermos ficar abaixo da marca de dois graus. Não estamos
fazendo o suficiente, os políticos não estão fazendo o suficiente, as empresas não estão fazendo o suficiente, mas NÃO PODEMOS PERDER ESPERANÇA, essa é a nossa única chance! Aumente a sua consciência sobre a crise climática que estamos enfrentando e as ameaças que enfrentaremos se nenhuma açdo for tomada! Participe de movimentos, pressione seus políticos e lembre-se de votar em pessoas que reconhecem esse problema e estão realmente comprometidas em lutar pelo nosso futuro!

OUTUBRO #zerowasteoctober #outubrolixozero

Tutora: Sabrina Sabatini - Zero Waste Youth

É possível ser zero desperdício? Se você diz, mostre às pessoas como !! Explique o que o conceito significa, desmistifique-o e faça as pessoas verem o lixo com olhos diferentes! Transforme resíduos em recursos através da educação! Espalhe o movimento Zero Waste para escolas, universidades, bairro, supermercados, empresas, restaurantes, etc! Torne-se um Embaixador Zero Waste em seu lugar!

NOVEMBRO #nofoodwastenovember #novembrosemdespedicio #novembrovegano

Tutora: Joana Wosgrau Câmara - A Origem

Quanta comida desperdiçamos por dia em nossas casas, restaurantes, mercearias? Quantas pessoas estão morrendo de fome agora no mundo? Você conhece o impacto da indústria de carne em nosso ambiente? Você se importa com os maus-tratos a animais? Todas essas perguntas mostram como você está conectado à nossa sociedade e natureza. Você se perguntou isso? Nossas escolhas alimentares não são apenas uma questão de saúde, mas também uma declaração política.

DEZEMBRO #lessconsumptiondecember #bepresentnopresents #repensedezembro #menospresentesmaispresença

Tutora: Carina Zagonel - Armario Coletivo

É o último mês de 2020, que bem você fez este ano? Papai Noel virá atrás de você? É hora de Natal e, em vez de planejar quanto dinheiro você gasta recebendo presentes para todos os seus entes queridos, por que você não acha uma maneira de mostrar o quanto você se importa com eles de outras maneiras? Convidamos você a estar presente neste Natal, em vez de dar presentes. Para repensar nosso consumo, que tal aquele livro antigo que você leu muitas vezes e um amigo seu pode realmente gostar, por que você não escreve uma nota de dedicação e a entrega?




Outras matérias