Blog

Caraíva e MCE - Um paraíso sustentável na Bahia

Caraíva e MCE - Um paraíso sustentável na Bahia
A encantadora Caraíva
O Brasil é um país imenso e cheio de lugares encantadores e surpreendentes. Um deles é Caraíva, uma pequena cidade situada no sul da Bahia, perto de Porto Seguro. Povoado que surgiu em uma estreita península, ao lado de uma reserva indígena, entre o rio Caraíva e o Oceano Atlântico. Mesmo com o decorrer dos anos, o local ainda guarda uma beleza de natureza intocável e a simplicidade da energia revitalizante de seus moradores.

[caption id="attachment_3306" align="aligncenter" width="991"] Foto por caraiva.com.br                                                                                                                                   [/caption]

O encanto por Caraíva já surge no caminho para entrar no vilarejo, uma vez que para ter acesso ao local é mais fácil ir de canoa, guiados por nativos da região. Isso porque a distância entre o povoado e as cidades próximas é muito grande. Além disso, dentro de Caraíva não são permitidos carros e motos. Dessa maneira, grande parte dos visitantes que chegam ao local preferem ir de canoa, pois assim já desfrutam da experiência com a natureza que esse lugar proporciona desde os primeiros momentos de viagem.

Muito mais que um lugar bonito

Apenas com essas características já citadas, é possível perceber o quanto essa região da Bahia oferece beleza e boas sensações para quem a visita. Entretanto, Caraíva vai muito além disso. A comunidade da região reconhece o valor ambiental e social que o local possui, e, por isso, busca constantemente maneiras de cuidar e preservar o lugar em que vivem. São muitos exemplos, desde a implantação de regras para evitar veículos, passando por limitação de uso da rede elétrica até questões de formas de descarte sustentável de resíduos. A preocupação ambiental por lá é tão grande que todas as casas possuem fossa séptica, NADA é jogado no rio, e a prática de compostagem também é muito comum..

Todos esses fatores contribuem para que Caraíva entregue aos turistas uma atmosfera sustentável em que a natureza é preservada, os resíduos são descartados de maneira correta e a conscientização serve de exemplo aos que chegam.

[caption id="attachment_3308" align="alignleft" width="368"] Foto por Bodas Incríveis[/caption]

Caraíva: o lugar perfeito para a MCE

E foi nesse clima de preservação que a Meu Copo Eco surgiu nas terras de Caraíva. Através do início de uma consultoria com a associação Pró Ecoturismo de Caraíva (PROECO), formada por hotéis, pousadas e bares locais, foi decidido eliminar o uso de copos descartáveis em todos os estabelecimentos e inserir o conceito Meu Copo Eco a fim de evitar a produção de lixo.

Desse modo, a MCE ganhou um novo espaço que resultou em uma troca de experiências e ideias perfeita para ajudar a transformar o mundo através de pequenas atitudes. A comunidade local entende os gastos excessivos que são gerados pelo uso de copos descartáveis - tendo em vista que é um destino turístico e que recebe muitos visitantes, o consumo é muito grande - e mais do que isso, tem consciência do prejuízo ambiental que a utilização desse material produz.

Além de reforçar a ideia de sustentabilidade para os habitantes locais, o conceito Meu Copo Eco leva esse ideal de preservação aos turistas que vêm de diferentes regiões do país e do mundo. Assim, quem visita o local tem a oportunidade de aprender mais sobre a importância do pensamento sustentável nas singelas ações cotidianas.

Vale ressaltar que o sucesso desse projeto só foi possível por uma parceria colaborativa de todas as empresas locais que aceitaram investir na MCE como maneira de aliar economia no orçamento, ao objetivo principal: redução de lixo. Depois de implementado, verificou-se que os resíduos foram eliminados em 80%, e os gastos direcionados para essas ações diminuíram também, uma vez que que foram realizados através de uma compra coletiva - o que tornou o investimento monetário mais acessível para todas empresas envolvidas.

E não parou por aí. Mais um ponto positivo desse projeto: todo o material da MCE foi disponibilizado para artistas locais inserirem sua arte nos copos e torná-los não apenas personalizados para a comunidade, mas também uma forma de difundir a rica  e encantadora cultura desse cantinho do Brasil.

A presença da Meu Copo Eco nesse ambiente, demonstra que a mudança é possível em todos os lugares, basta refletir sobre as variadas formas que existem para cuidar e preservar os recursos naturais e benéficos do local em que vivemos.

Mudar é possível sim! E com a Meu Copo Eco é melhor ainda!

A MCE possui um sentimento de gratidão por cada ação que participa. Com Caraíva não é diferente! É uma honra ser agente de transformação e ajudar a preservar a paisagem e natureza local. Mais uma vez, a Meu Copo Eco demonstra a sua versatilidade, pois está inserida em ambientes distintos, desde festas, escolas, empresas, até paraísos naturais! O que vale aqui é colocar em prática o conceito de evento limpo, em que economia, preservação e sustentabilidade caminham juntos em prol de um bem maior.

Faça também uma consultoria com a MCE, clique aqui para mais informações.

Conheça nossos produtos e veja de que maneira a sua empresa pode ser agente transformadora!




Outras matérias