Blog

Como Planejar um Casamento Lixo Zero

Como Planejar um Casamento Lixo Zero
Já ouviu falar em Casamento Lixo Zero?

 

Para muitos, o casamento é um dos dias mais feliz de suas vidas. Muitas vezes isso significa, não olhar para as despesas, nem para o desperdício. Tudo deve ser perfeito.

Não é nenhum segredo que os preparativos de um casamento costumam ser muito caros. Entre a cerimônia, o vestido, a recepção, a comida e claro a animação para os seus convidados... O orçamento sobe muito rápido. E o desperdício também.

Mesmo assim, o casamento lixo zero é uma tendência crescente em todo o mundo. E isso não significa deixar seus sonhos para trás. Dia inesquecível e desperdício zero não devem ser excludentes.

E é isso que vamos provar para você hoje!

De forma rápida ajudaremos você a organizar o casamento que você sempre sonhou, protegendo o meio ambiente!

 

Como Planejar um Casamento Lixo Zero

A Organização de um casamento sustentável é diferente da de um casamento tradicional. Não necessariamente mais complexa ou restritiva, apenas diferente. Dessa forma você se presenteia com o casamento dos seus sonhos, enquanto diminui seu impacto no planeta.

Para isso, algumas mudanças certeiras de hábitos farão toda a diferença, eliminando os elementos descartáveis, responsáveis pela maior parte da poluição do planeta.

 

Convites lixo zero

Não necessariamente pensamos nisso, mas os convites geralmente são feitos com matérias como papel e plástico que ao final serão descartados.

Para evitar desperdícios desnecessários é melhor começar enviando um "Save the Date" por e-mail ou criando um evento em uma rede social.

Você também pode criar um site dedicado ao seu grande dia, no qual seus convidados podem encontrar todas as informações: local, data, código de vestimenta, etc.

Para os convites, você pode optar por papel reciclado feito de papel semente. Assim, quando seu casamento terminar, seus convidados podem plantar seu convite e cultivar belas flores.

 

A escolha do vestido: fuja do vestido descartável

Este é um assunto delicado, sabemos que toda noiva busca o vestido dos seus sonhos.  A verdade é que o vestido ideal para você pode ter sido o vestido dos sonhos de outra noiva também. Atualmente é muito fácil encontrar vestidos de “segunda mão” que combinem com você.

Existem sites especializados onde você encontrará vestidos das principais marcas custando uma fração do preço de uma peça nova. Bastará alguns poucos ajustes e cairá como uma luva em você!

Outra boa ideia é investir em um vestido de noiva que poderá ser usado em outras ocasiões. Da mesma forma, para suas madrinhas, incentive-as a usar um vestido que já tenham no armário.

E o que funciona para as mulheres também funciona para os homens. O noivo deve usar seu terno para outras ocasiões. O blazer poderá ser usado com uma calça jeans, a calça com uma camisa ou suéter.

 

Uma refeição desperdício Zero para um casamento

Em relação à refeição, esta é certamente a parte mais difícil de limitar os desperdícios. Devemos começar esquecendo as garrafas plásticas, toalhas de papel, copos e talheres descartáveis.

Em vez disso, optamos por copos e talheres reutilizáveis. Você pode facilmente alugar seus pratos, para evitar comprá-los.

Para a refeição, escolha um fornecedor local com ingredientes locais e sazonais, com quem você pode combinar para limitar o uso de plástico ou papel descartável.

Além disso, pense em um buffet em vez de uma refeição à mesa, para evitar o desperdício de comida. Seus convidados poderão se servir de acordo com seu apetite e repetir se necessário.

 

Faça uma lista de presentes Lixo Zero para o seu casamento

Agora chegamos à lista de presentes de casamento. Um ponto que representa uma importante fonte de geração resíduos.

Então, por que não montar com uma lista de presentes lixo zero? Existem muitos sites que permitem que você faça uma lista de presentes online. Você também pode decidir não pedir nenhum outro presente de seus convidados além da participação em sua lua de mel.

Desperdício Zero!

 

Fornece uma lembrança memorável para seus convidados.

Todos queremos que o casamento seja um momento inesquecível, para os noivos e claro para os convidados.

Por isso, evite lembranças com embalagens de uso único, ou que vão acabar no armário no dia seguinte.

A ideia é valorizar lembranças que podem ser reaproveitadas à vontade para que os seus queridos convidados se lembrem de vocês a cada uso respeitando o meio ambiente.



Seguindo essas pequenas dicas temos certeza que seu casamento Lixo Zero será um enorme sucesso.

 




Outras matérias

15/10/2020 16:24