Blog

Detox de descartáveis! Como começar o ano com atitudes mais sustentáveis!

Detox de descartáveis! Como começar o ano com atitudes mais sustentáveis!
Sabe detox? Aquele suco cheio de ingredientes mágicos que salva a gente depois dos exageros do final de ano? Então, que tal um detox de descartáveis para começar o ano com um pézinho na sustentabilidade?

Para você eliminar de vez "o copinho descartável" e outros vilões para o nosso planeta, vamos listar aqui atitudes simples mas que fazem e muito, a diferença. Afinal, sustentabilidade é isso: protagonismo no dia a dia, acessível a todos, igual ao Copo Eco® :)

Antes de começarmos, aqui vão nossos ingredientes, ou melhor, habilidades necessárias para esse detox de descartáveis:

Avalie o impacto do que você consome
Cada compra é uma escolha, acho que isso já sabemos muito bem, não é? Mas o que muitas vezes não nos damos conta é que essa escolha envolve nada mais, nada menos que o nosso planeta. Um copo descartável por exemplo, são apenas 20 minutos na sua mão e até 400 anos para virar microplástico na natureza e o impacto disso é uma péssima escolha para todos nós.

Planejamento e organização
Podemos dizer que esse é o nosso ingrediente essencial. Naturalmente, quando deixamos algo para última hora ou tomamos uma decisão de maneira muito rápida, pulamos o passo um desse checklist: avaliar o impacto. Quando planejamos algo, conseguimos visualizar as consequências das nossas escolhas de uma maneira muito mais assertiva e claro, evitar que as menos positivas aconteçam:)

Pequenos passos para a sustentabilidade
Nossas dicas desse post são simples e fáceis de adotar na sua vida. Também são escolhas exponenciais: a gente acredita que depois que adotamos uma primeira atitude sustentável em nossa vida, como adotar um Copo Eco® e levar ele sempre com você, muitas outras virão de forma natural.
E aí tudo vai fluir muito melhor na sua rotina!

Ok, agora que já sabemos os ingredientes necessários vamos a preparação do nosso detox de descartáveis:

Planeje suas refeições
Muito do nosso lixo é composto por embalagens. As embalagens desnecessárias são um grande problema para uma economia mais circular e mais sustentável. Por isso, um planejamento prévio do que você vai consumir durante o dia é essencial para evitar que esse tipo de lixo seja gerado. Vale aqui optar por refeições preparadas em casa, marmitas reutilizáveis e também escolha por alimentos com a menor quantidade de embalagem possível!

Plante sua própria comida
Foi-se o tempo em que hortinha era só para quem tinha muito espaço em casa. Hoje se tornou muito mais fácil produzir seu próprio alimento. Desde hortas verticais, até composteiras domésticas, qualquer espaço pode ser aproveitado para consumir mais consciente.

Opte por restaurantes lixo zero
Nem sempre a gente consegue se programar e preparar as próprias refeições, para esses dias temos uma dica de ouro: procure por restaurantes Lixo Zero! Como você encontra isso? Fácil! Existem diversos aplicativos disponíveis para download que conseguem identificar restaurantes com boas práticas em prol do meio ambiente e na maioria das vezes com opções no cardápio muito mais saudáveis também!

Produtos de limpeza com receita caseira
Que tal além de preparar suas próprias refeições, fazer os seus produtos de limpeza em casa? Isso é possível! Receitas caseiras de produtos para limpeza são muito fáceis de se encontrar, existem conteúdos riquíssimos sobre isso em diversos canais da internet.

Produtos de higiene pessoal, também caseiros
Isso mesmo! Com poucos ingredientes naturais você consegue também fazer seus próprios produtos de higiene. Desde desodorante até pasta de dente e cremes hidratantes, hoje existem diversos componentes naturais amplamente comercializados para quem quer uma autonomia maior daquilo que consome. Faça o teste!

É detox mesmo!

Pra valer e pra livrar de vez de todos esses excessos do plástico descartável, diga não:
- Aos copos descartáveis, optando por copos reutilizáveis
- Garrafinhas de uso único, sejam elas de qualquer material, opte sempre por opções reutilizáveis
- Canudos descartáveis, tenha seu canudo reutilizável sempre no seu kit lixo zero!
- Sacolas plásticas, leva sua ecobag para o mercado!

Compartilhe suas experiências!
Algum destes ingredientes para um detox de descartáveis (ou todos eles) fizeram com que você tivesse uma vida mais equilibrada e sustentável? Compartilhe! Conte para seus amigos e colegas e para a gente também!

Vamos juntos fazer um 2020 mais sustentável?




Outras matérias