Blog

Meu Copo Eco na sala de aula

Meu Copo Eco na sala de aula

foto2Meu Copo Eco na sala de aula - Como reduzir o impacto ambiental e o desperdício financeiro nas instituições de ensino através de ações sustentáveis


O ambiente de ensino é o local ideal para criar, planejar e implementar mudanças sociais. É nesse espaço que ideias podem germinar e quando bem trabalhadas e estruturadas são capazes de ganhar força até do lado de fora da sala de aula.

É a partir dessa perspectiva que a educação ambiental pode ser trabalhada em instituições de ensino. Não apenas como um assunto para preencher currículo, mas como uma forma de aliar conteúdo e prática com o intuito de transformar ideias em grandes mudanças de hábito que auxiliam num ciclo sustentável para a sociedade.


Desde escolas infantis até universidades, toda instituição de ensino compartilha momentos em que se pode pensar diferente e ser ponto de partida para a mudança. Durante práticas rotineiras em refeitórios, bem como em ações de conscientização pontuais, ou então em eventos em que a comunidade também está presente - em todas essas situações é possível aliar ações escolares com práticas sustentáveis.

Além disso, pensar em práticas inteligentes de sustentabilidade também significa encontrar soluções eficientes para combater o desperdício financeiro em consumos desordenados e/ou desnecessários.

Mas como e por que implementar essas práticas?


Ao refletir sobre as formas de consumo nesses ambientes, é importante levar em conta pesquisas realizadas sobre desperdícios, em que são apresentados dados que comprovam que plásticos descartáveis no mundo são usados por cerca de apenas 20 minutos e diariamente no Brasil 720 milhões de copos descartáveis vão para o lixo. Além disso, depois de inutilizados, eles podem demorar 450 anos para se decompor. Baseando-se nesses estudos e observando o ambiente escolar é possível verificar um uso excessivo de copos plásticos descartáveis - seja em momentos de alimentação em um refeitório, ou em quantidades variáveis durante o dia para beber água, por exemplo. O copo descartável possui um tempo de vida incrivelmente pequeno o que torna sua utilização um gasto preocupante. Se os números já são alarmantes quando nos referimos a atividades cotidianas, imagine então que ainda nem falamos de eventos - situação em que a utilização e o descarte são muito maiores e mais rápidos.

Como resposta para esse problema de impacto ambiental e econômico surge a Meu Copo Eco - uma solução simples, inovadora e de potencial mudança de atitude. Através dela, é possível fazer uma substituição total dos copos descartáveis por copos reutilizáveis. Uma maneira de impactar socialmente e sustentavelmente o ambiente escolar e fortalecer a educação ambiental na sala de aula.

Abaixo, listamos formas de uso que geram mudanças positivas dentro do ambiente escolar.

Meu Copo Eco em refeitórios escolares


foto4

Muitas instituições de ensino possuem um ambiente próprio para a alimentação. É nesses lugares que o gasto excessivo de copos descartáveis ocorre constantemente. Alunos, professores e funcionários passam pelos refeitórios em distintos momentos do dia e durante suas refeições ou lanches também bebem algo como acompanhamento. Dessa maneira, em cada refeição, cada aluno utiliza um copo descartável. Em apenas um dia o desperdício de copos já pode ser mensurado em um nível alto. Imagine então os números relativos a gastos mensais!

Como saída para esse cenário, a Meu Copo Eco propõe uma alternativa: o uso de copos reutilizáveis. Além de propiciar uma economia no orçamento, uma vez que a compra de descartáveis não será mais necessária, esta mudança contribui também para a imagem da instituição como empresa sustentável, propondo na  prática a educação ambiental.

Meu Copo Eco impactando a comunidade escolar


Os benefícios da Meu Copo Eco em instituições de ensino ultrapassam a rotina escolar e podem estar presentes também em seus eventos e ações de conscientização.

foto5

Em eventos, as pessoas estão acostumadas a pegar um copo descartável, beber e jogar fora (nem sempre no lixo). Essa situação causa prejuízo tanto financeiro - no gasto de copos - como também, na gestão dos resíduos. Desse modo, as festas escolares terminam muito mais sujas e com aspecto desorganizado. A Meu Copo Eco busca inserir-se também nestes momentos, como uma alternativa econômica e criativa para essas atividades.

Em momentos mais formais, como formaturas e festas comemorativas, a Meu Copo Eco disponibiliza também taças com a mesma qualidade de resistência e poder de impacto dos copos.

Já em ações de conscientização, o uso da Meu Copo Eco pode ser o elemento chave para trabalhar a importância de práticas sustentáveis com a comunidade escolar.  

Em ambos os casos, vale a pena levar em conta o design original e personalizado que os copos e as taças Meu Copo Eco podem ter. Tais fatores são importantes e fazem a diferença em eventos - beneficiando a imagem da instituição e a experiência das pessoas com mesma.

Boas perspectivas


Iniciando a substituição dos copos primeiramente em hábitos rotineiros - como alimentação em refeitórios - os resultados positivos já podem ser vistos, tanto do ponto de vista da redução do volume de lixo, quanto de gastos financeiros. Trabalhar com essas práticas diárias também é uma forma de reeducar os estudantes e professores e dessa forma, iniciar transformações de hábitos dentro e fora da esfera escolar.

Em um segundo momento, o uso dos copos reutilizáveis em eventos pode gerar uma economia nos orçamentos, e a partir deles, construir uma imagem de marca benéfica e proporcionar um âmbito sustentável possível fora da sala de aula, uma vez que esse tipo de prática está totalmente ligada ao tripé da sustentabilidade: quando é possível aliar ações positivas para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade.

Ser exemplo com Meu Copo Eco e o case da Escola das Nações


Embora essas ações tenham como público-alvo alunos, docentes, funcionários e família, elas podem repercutir fora dos portões da instituição e esta tem em mãos o potencial de ser fonte de inspiração e exemplo para outros empreendimentos e sociedade. Esse foi o caso da Escola das Nações, instituição de ensino de Brasília, percebendo que todos os meses 76 mil copos descartáveis era jogados no lixo. Assim, além do impacto ambiental, o desperdício financeiro alcançava cerca de 30 mil reais por ano. Esses dados despertaram a atenção de um grupo de alunos que se mobilizou em busca de uma solução.

foto6

 

Optando então pelo uso do Meu Copo Eco e substituindo os descartáveis em refeições, hidratação e eventos, para 870 alunos e 200 funcionários, a escola atingiu uma economia de 76 mil copos descartáveis não jogados no lixo e a eliminação do gasto de 30 mil que seriam direcionados para a compra desse material descartável. O uso dos reutilizáveis foi uma solução na redução do lixo, diminuição de custos e consumo consciente.

A Escola das Nações é um case de sucesso que demonstra as vantagens dessa simples e eficiente substituição de material. Através dessa mudança de atitude, alunos e professores vivenciam a sustentabilidade e percebem na prática o poder de transformação que a sociedade tem.

Que tal implementar a Meu Copo Eco na sua instituição e dessa forma agir sustentavelmente e evitar o desperdício financeiro? Criamos um infográfico que vai ajudar você em como reduzir o impacto ambiental e o desperdício financeiro, basta acessar o link www.meucopoeco.com.br/infográfico.




Outras matérias