Blog

Meu Copo Eco: uma alternativa sustentável para eventos inovadores.

Meu Copo Eco: uma alternativa sustentável para eventos inovadores.


No final de um evento, um dia movimentado na praia, no parque ou mesmo no ambiente de trabalho, é comum nos depararmos com pilhas de copos descartáveis. Isso ainda acontece pois temos o hábito de utilizar um copo para cada bebida que consumimos sem levar em conta o impacto ambiental.


Eles parecem inofensivos, porém os copos descartáveis são um grande problema para o meio ambiente, já que, em média, uma pessoa utiliza quatro copos por dia. No Brasil, são jogados no lixo cerca de 720 milhões de copos descartáveis todos os dias. A grande maioria desses copos não são reciclados devido ao baixo valor de mercado (em média R$ 0,08 o quilo) e acabam indo parar em aterros sanitários, ou pior, ruas, florestas, rios e mares, onde podem levar até 200 anos para se decompor.

2011-11-14-LIXOOOOG   0ffbfe1c-e08d-4fa1-a221-4f45137a7f94-300x222   rock in rio LD

Pensando nisso, após anos de trabalho com gestão de eventos sustentáveis na Europa, Larissa Kroeff e Joris Fillatre resolveram trazer uma solução para reduzir o lixo produzido no Brasil: a Meu Copo Eco, uma empresa com um propósito grandioso - fazer eventos limpos!


 O conceito é inspirado em um modelo de sucesso utilizado na Europa: copos muito resistentes, que se tornaram populares durante a Copa do Mundo de 2006 e a Copa EURO 2008. Para comprovar a eficácia dessa solução, foi realizado um estudo de impacto ambiental pelos Ministérios do Meio Ambiente da Alemanha, Áustria e Suíça, que apontaram a adoção dos copos reutilizáveis sendo até 25 vezes mais ecológicos que qualquer outro tipo de copos descartáveis sejam eles biodegradáveis ou não. Atualmente todos os festivais, grandes e pequenos, da Europa têm como norma utilizar os copos reutilizáveis e retornáveis.

Com esse sistema, a pessoa adquire um copo deixando um valor caução por ele, usa durante o evento, podendo devolve-lo a qualquer momento e recuperar o seu dinheiro mas se preferir também pode leva-lo para casa e continuar reutilizando em outras situações.


Foto: Shed- Western Bar


É uma ação colaborativa que incentiva o consumo consciente, mostrando que é possível ser ecológico sem pagar mais por isso, já que a solução dos copos retornáveis é auto financiável.


“Ah, mas para lavar o copo vai gastar água e vivemos uma crise hídrica no Brasil?”


Engana-se quem acredita que usar copos descartáveis pode ajudar a economizar água. Segundo estudos feitos na Europa e também os mais recentes feitos pela UfsCAR (Universidade Federal de São Carlos), para produzir um copo descartável é utilizado até dez vezes mais água que higienizar um copo reutilizável quando esta lavado na mão, passa até 40 vezes quando esta lavado em lava-louça industrial. O maior impacto está na produção, pois ambos consomem a mesma quantidade de recursos (água, energia), mas enquanto o copo descartável é usado apenas uma vez e depois jogado no lixo, os copos reutilizáveis duram anos e podem ser usados centenas de vezes.


A empresa também sugere que para realizar eventos limpos todas as bebidas sejam servidas nos copos reutilizáveis, evitando que os resíduos circulem. Mas se o organizador quiser ir além e reduzir 80% do lixo produzido no evento, a dica é substituir latas e garrafas “long necks” por bebidas armazenadas em recipientes que comportem grandes volumes, como barris de chope, galões de água ou garrafas retornáveis e post mix para os refrigerantes e sucos. Utilizando os copos reutilizáveis junto com a colaboração de todos os participantes do evento, o evento pode se tornar completamente limpo.


Com três anos de muito trabalho e o apoio de eventos protagonistas na inovação, a Meu Copo Eco já realizou festas no Brasil inteiro, levando consciência ambiental e realizando eventos limpos. Ao todo, foram mais de 400 eventos, dos mais variados gêneros e cerca de 50 milhões de copos descartáveis economizados, o que comprova a eficácia dos copos reutilizáveis como solução para fazer eventos com menos produção de resíduos.Contudo, ainda há muito para se fazer, e a questão é se você está pronto para efetivamente fazer a mudança? Organizar eventos limpos? Incentivar e motivar os organizadores a adotarem soluções para reduzir impacto? Se a resposta for positiva, você pode contar com a Meu Copo Eco para isso!


 




Outras matérias