Blog

Sustentabilidade que vai além da universidade: saiba como os copos reutilizáveis da MCE fazem parte da vida dos estudantes da UFSC

Sustentabilidade que vai além da universidade: saiba como os copos reutilizáveis da MCE fazem parte da vida dos estudantes da UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina é considerada por pesquisas uma das melhores universidades do país. Dentre diversos motivos, um que se destaca é a sua preocupação intensa com a sustentabilidade e desenvolvimento social. Além da formação de profissionais de distintas áreas, a UFSC acredita em um estudo que gere uma vida de maior qualidade não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade.

 



O UFSC Sustentável

Dessa maneira, um dos projetos com que ela trabalha é o UFSC Sustentável. Mas o que é isso? O Programa UFSC Sustentável tem como objetivo promover a sustentabilidade no ambiente universitário e em seus diversos âmbitos e atuações, da esfera administrativa ao ensino, pesquisa e extensão, incorporando a sustentabilidade em suas práticas cotidianas, por meio de uma mudança de cultura organizacional. Também visa integrar e

[caption id="attachment_3677" align="alignleft" width="428"] Foto por Neco Lopes[/caption]

reunir todas as iniciativas de sustentabilidade da UFSC. Assim, são esperados resultados que compreendam a redução de impacto ambiental da UFSC, preservação e economia de recursos naturais, incentivo a preservação do meio ambiente, disseminação da sustentabilidade na gestão, ensino, pesquisa e extensão.

Através desse panorama, e analisando os canais de comunicação do UFSC Sustentável, é possível perceber que a universidade cria um ambiente que busca constantemente estratégias para realizar todos os dias atitudes sustentáveis que proporcionem um desenvolvimento consciente e benéfico para a comunidade acadêmica e local. Por meio de campanhas de comunicação e projetos de extensão, assuntos de economia ambiental, preservação e gestão de resíduos são discutidos. É nesse ambiente de busca por transformação social que alunos ingressam e passam a vivenciar essa forma de viver sustentável, modificando não apenas o seu cotidiano universitário, mas também a atingindo todos os lugares em que convive com colegas de trabalho, família e sociedade.  Desse modo, o estudante cresce e evolui não somente como profissional, porém também como cidadão.

[caption id="attachment_3678" align="alignright" width="294"] Foto por Fransuê Ribeiro[/caption]

E como prova de que o trabalho com esses dados e assuntos em ambiente acadêmico gera mudanças no comportamento da comunidade local, é possível usar de exemplo as festas e eventos universitários que acontecem constantemente durante o ano em Florianópolis. Sim, festas! São festas promovidas por Diretórios Acadêmicos em conjunto com a Agência PHE as quais possuem um grande público, em sua maior parte, jovens universitários. São eventos como o Tarja Preta (promovido pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Farmácia e a Agência PHE), o Baile de Máscaras (evento promovido para o Carnaval), o Baile da Virada, a Sanitária (promovido pelo centro acadêmico da Agência Sanitária), a Betonada (promovida pelo centro acadêmico da Engenharia Civil), entre muitas outras. Festas diferentes, que buscam a integração e a curtição da galera. Mas sabe o que é mais legal? Em todas elas, já está consolidado a necessidade de se pensar sustentavelmente. E é nessa lacuna que a Meu Copo Eco entrou e certamente chegou para ficar!

 

Open Bar, curtição e muita sustentabilidade!

Além de todos os estudos e provas, momentos de descontração e curtição são imprescindíveis para a vida universitária. E Floripa não fica de fora! Os estudantes da UFSC sabem aproveitar e fazer um bom evento para a galera. Festas promovidas pelos diretórios acadêmicos em parceria com a Agência PHE fazem sucesso por suas temáticas, agitação e claro, o open bar e assim, atraem o público de fora. Entretanto, planejar e promover eventos desse porte não é uma tarefa simples e demanda planejamento e organização de orçamento. Por participarem de um ambiente que diariamente busca gestões mais sustentáveis para o cotidiano, alunos da universidade já sabem da importância e dos benefícios que existem na gestão de resíduos. Dessa maneira, a Meu Copo Eco já é presença confirmada em todos esses eventos. Promovendo o evento limpo, a MCE disponibiliza para as festas os copos reutilizáveis. O que é uma alternativa perfeita, tendo em vista que a maioria desses eventos é open bar. Normalmente em uma festa desse estilo, cada pessoa consome pelo menos 4 copos ou mais.  Se multiplicarmos pelo número de descartáveis, os  números atingidos serão absurdos, e consequentemente os gastos para esse fim também. Através do conceito caução ou da compra, o orçamento do evento fica mais econômico, o público vive a experiência Meu Copo Eco, e o principal, através de momentos de descontração é possível incentivar e conscientizar um grande público sobre ações mais sustentáveis.  


Além disso, os copos reutilizáveis MCE disponibilizados nas festas, quando levados para casa, não servem apenas como lembrança ou para seu uso normal. Por serem de um material de qualidade, personalizado e livre de Bisfenol - A (composição sintética utilizada na produção de copos plásticos descartáveis, prejudicial ao meio ambiente e a saúde humana), em muitas ocasiões acabam virando xodó de muita gente. E a partir daí o pessoal usa a criatividade: os reutilizáveis da Meu Copo Eco se transformam em porta-canetas, objeto decorativo, porta-treco e tem gente que até faz coleção! Não é pra menos! Um material que faz bem pro meio ambiente e bonito desses merece todo essa valorização e carinho, né?  

 

Na sala de aula, na balada e nas atitudes diárias: MCE transforma oferencendo mais sustentabilidade para o mundo

Através desses cases, percebemos que pensar de maneiras diferentes buscando uma vida com ações conscientes e sustentáveis não é impossível. A Meu Copo Eco se sente muito feliz de estar presente em lugares tão distintos de Florianópolis e ser parte dessa transformação que beneficia a todos: aos que investem em um evento limpo, aos usuários que podem levar seus copos reutilizáveis pra casa e claro, para o mundo. Faça parte dessa mudança e promova um evento limpo! Saiba como por aqui.


 




Outras matérias