Todos esses resultados levantados pelos estudos levam em consideração a reutilização dos copos, a lavagem e seu fim de vida útil.
A grande questão em torno dos copos descartáveis, para além de seu material de composição, é a enorme quantidade de resíduos que esses descartáveis geram no fim dos eventos.
Os copos biodegradáveis feitos de PLA, embora fabricados a partir de fontes renováveis, são biodegradáveis somente quando separados dos demais plásticos e direcionados para usinas de compostagem industrial. Além disso, os copos biodegradáveis, por serem também descartáveis, geram tanto resíduo quanto o descartável comum.
Os copos descartáveis de papel recebem uma fina camada de plástico que garante a impermeabilização dos mesmos. Sabemos que o papel é um material biodegradável, mas a mistura desses dois materiais — plástico e papel — impossibilita sua total degradação, além de impedir também sua reciclagem.
Já os copos descartáveis de isopor e polipropileno, embora tecnicamente sejam possíveis de reciclagem, dificilmente são reciclados e transformados em outros produtos. Assim como os demais descartáveis citados acima, eles também não promovem uma cultura de consumo sustentável.
Vale a pena ler o relatório completo. Você pode encontrá-lo clicando aqui.
Copos retornáveis e reutilizáveis são melhores para eventos
Em 2007, os organizadores da UEFA Euro 2018 estavam preocupados com o impacto ambiental que o Campeonato Europeu de Futebol iria causar.
Na época já existia na Europa uma preocupação em implementar medidas de sustentabilidade para grandes eventos, e o problema dos descartáveis era algo que precisava ser resolvido.
Empresas de diferentes tipos de copos enfatizavam os benefícios ecológicos de seus produtos.
Para decidir sobre o sistema de copos mais sustentável para eventos, um estudo para avaliar o ciclo de vida de copos reutilizáveis e descartáveis foi encomendado pelos ministérios do meio ambiente da Áustria, Suíça e Alemanha.
O estudo comparou os copos mais utilizados nos eventos esportivos levando em conta o ciclo de vida de cada copo, de sua produção ao descarte, e o impacto ambiental de cada uma das soluções: a emissão de carbono, o consumo de matéria prima, e os efeitos na saúde humana e animal.
O resultado?
O Copo reutilizável é, sem dúvidas, a solução mais sustentável
em qualquer ambiente.
Em todas as situações foi verificado que os copos retornáveis e reutilizáveis causam menos impacto ao meio ambiente quando comparados a qualquer copo descartável, inclusive os copos biodegradáveis feitos de PLA.
Este estudo foi fundamental para auxiliar o governo e os organizadores da UEFA Euro 2018 a adotarem os copos reutilizáveis como a solução mais sustentável para servir e vender bebidas.
Também serviu de base para a definição de padrões de sustentabilidade para futuros grandes eventos.
Quer ler o estudo completo? Disponibilizamos ele aqui.