Lixo zero

O Copo Eco® reutilizável é a solução mais sustentável para eliminar os descartáveis em qualquer ambiente

Economia financeira

Um Copo Eco® evita o uso de 4 copos descartáveis por pessoa

Consumo sustentável

Reduza a sua pegada ambiental ao passar do descartável ao reutilizável

Descartáveis e a poluição plástica

A maioria das pessoas não sabe, mas quase a metade de todo o plástico produzido no mundo é descartável, ou seja, é usado apenas uma vez e depois é jogado fora.

São mais de 200 milhões de toneladas de garrafas, frascos, sacolas plásticas, embalagens de comida e copos descartados na natureza todos os anos.

Além de levarem centenas de anos para se decompor, esses descartáveis facilmente vão parar nas ruas e nos oceanos.


80% de todo o lixo encontrado no oceano é
plástico, como sacolas plásticas, garrafas de
água e… copos descartáveis.

O Brasil está entre os maiores produtores de plástico e é o 4º país que mais produz lixo plástico no mundo.
E, infelizmente, a reciclagem não tem conseguido resolver esse enorme problema: Das 11 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas por ano no país, apenas 145 mil toneladas (1,2%) são recicladas.

Já que a reciclagem não dá conta do desafio ambiental que temos pela frente, como resolver o problema da poluição plástica?

Uma nova cultura de consumo

A solução mais lógica parece ser consumir menos plástico. Principalmente o descartável.

Só no Brasil, 720 milhões de copos descartáveis são usados todos os dias em bares, restaurantes, empresas, shows e eventos esportivos. E mesmo quando jogados no lixo, 97% desses copos não são reciclados.

Repensar as formas de consumo é entender que, muito além do plástico, o real problema é o consumo e o descarte irresponsável

E foi pensando na quantidade de copos descartados todos os dias na natureza que a Meu Copo Eco propôs uma solução para substituir os descartáveis desses ambientes.

O Copo Eco® é um copo retornável, extremamente resistente e 100% reciclável, feito para ser reutilizado muitas e muitas vezes.


O Copo Eco® evita o uso de 4 copos descartáveis por pessoa, todos os dias


Causa 25x menos impacto na natureza que qualquer alternativa descartável


Além de reutilizável, o Copo Eco® é totalmente reciclado ao fim de sua vida útil

Copos retornáveis e reutilizáveis são melhores para eventos

A escolha entre copos descartáveis e copos reutilizáveis era uma dúvida para os organizadores de eventos esportivos na França.

Buscando solucionar isso, o governo francês e a WWF, uma das maiores organizações de conservação ambiental do mundo, solicitaram em conjunto um relatório para avaliar o impacto ambiental dos copos mais utilizados em eventos.

Considerando a geração de lixo, o gasto com energia, água e o uso de matéria prima, qual é o copo mais sustentável para eventos?

Considerando a geração de lixo, o gasto com energia, água e o uso de matéria prima, qual é o copo mais sustentável para eventos?

Foram estudados copos reutilizáveis e retornáveis, feitos de polipropileno, e copos descartáveis de diferentes materiais, como copos de papel, de PLA (plástico feito a partir de fontes renováveis), de isopor, de polipropileno e de PET.

Para produzir esse relatório, estudos comparativos realizados por institutos de pesquisa ambiental, organizações governamentais, escolas e ONG’s foram analisados.

As conclusões tiradas do relatório são as seguintes:

Copos reutilizáveis são mais sustentáveis que copos descartáveis de acordo com a maioria dos estudos.

Todos esses resultados levantados pelos estudos levam em consideração a reutilização dos copos, a lavagem e seu fim de vida útil.

A grande questão em torno dos copos descartáveis, para além de seu material de composição, é a enorme quantidade de resíduos que esses descartáveis geram no fim dos eventos.

Os copos biodegradáveis feitos de PLA, embora fabricados a partir de fontes renováveis, são biodegradáveis somente quando separados dos demais plásticos e direcionados para usinas de compostagem industrial. Além disso, os copos biodegradáveis, por serem também descartáveis, geram tanto resíduo quanto o descartável comum.

Os copos descartáveis de papel recebem uma fina camada de plástico que garante a impermeabilização dos mesmos. Sabemos que o papel é um material biodegradável, mas a mistura desses dois materiais — plástico e papel — impossibilita sua total degradação, além de impedir também sua reciclagem.

Já os copos descartáveis de isopor e polipropileno, embora tecnicamente sejam possíveis de reciclagem, dificilmente são reciclados e transformados em outros produtos. Assim como os demais descartáveis citados acima, eles também não promovem uma cultura de consumo sustentável.

Vale a pena ler o relatório completo. Você pode encontrá-lo clicando aqui.

Copos retornáveis e reutilizáveis são melhores para eventos

Em 2007, os organizadores da UEFA Euro 2018 estavam preocupados com o impacto ambiental que o Campeonato Europeu de Futebol iria causar.

Na época já existia na Europa uma preocupação em implementar medidas de sustentabilidade para grandes eventos, e o problema dos descartáveis era algo que precisava ser resolvido.

Empresas de diferentes tipos de copos enfatizavam os benefícios ecológicos de seus produtos.

Para decidir sobre o sistema de copos mais sustentável para eventos, um estudo para avaliar o ciclo de vida de copos reutilizáveis e descartáveis foi encomendado pelos ministérios do meio ambiente da Áustria, Suíça e Alemanha.

O estudo comparou os copos mais utilizados nos eventos esportivos levando em conta o ciclo de vida de cada copo, de sua produção ao descarte, e o impacto ambiental de cada uma das soluções: a emissão de carbono, o consumo de matéria prima, e os efeitos na saúde humana e animal.

O resultado?


O Copo reutilizável é, sem dúvidas, a solução mais sustentável
em qualquer ambiente.

Em todas as situações foi verificado que os copos retornáveis e reutilizáveis causam menos impacto ao meio ambiente quando comparados a qualquer copo descartável, inclusive os copos biodegradáveis feitos de PLA.

Este estudo foi fundamental para auxiliar o governo e os organizadores da UEFA Euro 2018 a adotarem os copos reutilizáveis como a solução mais sustentável para servir e vender bebidas.

Também serviu de base para a definição de padrões de sustentabilidade para futuros grandes eventos.

Quer ler o estudo completo? Disponibilizamos ele aqui.

Empresa B certificada

A Meu Copo Eco faz parte de um crescente grupo de empresas que são consideradas melhores para o mundo. Acreditamos que os negócios têm uma grande responsabilidade no ambiente em que vivemos, além de capacidade e um papel importantíssimo na resolução dos problemas socioambientais.

Ser uma empresa B é fazer parte de um novo setor da economia guiado por um propósito de bem comum, que preza pela sustentabilidade a nível social, econômico e ambiental.

Parceira do Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização sem fins lucrativos que representa o Brasil no Zero Waste International Alliance, um movimento internacional pela disseminação do conceito lixo zero.

A Meu Copo Eco é parceira do Instituto Lixo Zero Brasil e firma o compromisso com a eliminação dos descartáveis através do uso de copos retornáveis e reutilizáveis, promovendo a economia circular e uma mudança nos padrões de consumo.

Signatária dos Objetivos de desenvolvimento sustentável ONU

A Meu Copo Eco é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um pacto global para alcançar a sustentabilidade socioambiental.

17 Objetivos fazem parte desta agenda global. A MCE, por meio da venda, aluguel e higienização de copos ecológicos reutilizáveis personalizados se compromete com os seguintes objetivos:

Parceira oficial da Campanha Mares Limpos ONU Meio Ambiente

A Meu Copo Eco é parceira oficial da Campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente no combate à poluição plástica, que invade o oceano e prejudica a vida de milhares de animais marinhos.

Signatária Ellen MacArthur Foundation

A Meu Copo Eco é signatária do pacto para uma nova economia do plástico da Ellen MacArthur Foundation.

Junto com outras grandes empresas, a Meu Copo Eco se compromete a trabalhar para eliminar os itens plásticos descartáveis, fortalecendo a economia circular através da reutilização de copos ecológicos personalizados.

Agente de mudança Social Good Brasil

Em 2019 a Meu Copo Eco foi finalista do programa Accelerate2030, uma iniciativa internacional que busca escalar globalmente empreendimentos inovadores e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Empresa Acelerada Scale UP Endeavor

A MCE é uma empresa acelerada pelo programa Scale Up, o maior programa de aceleração para empresas de alto crescimento do Brasil.

Calcule seu impacto

Calcule seu impacto

Copos ecológicos reutilizáveis ajudam a reduzir os custos financeiros e a pegada ambiental em escritórios, estabelecimentos, refeitórios e eventos.

Quer calcular quanto plástico descartável você pode evitar utilizando o Copo Eco® personalizado? Descubra com a nossa calculadora!

Em apenas 0 dias
tenha retorno financeiro comprando o Copo Eco®

Ao substituir os Copos Descartáveis pelo Copo Eco® você deixa de gastar uma quantia enorme de dinheiro e ainda reduz sua pegada ambiental.

Economia financeira¹ gerada ao longo do tempo comprando o Copo Eco® de ml

Tipo de personalização Em 01 mês Em 06 meses Em 01 ano Em 02 anos
Copo Eco® 1 cor - - - -
Copo Eco® Full Color - - - -

Impacto ambiental² da substituição do descartável pelo Copo Eco® em 01 ano:

0

copos descartáveis
serão evitados

0 kg

de lixo não
serão gerados

0 kg

de carbono não
serão emitidos

Está esperando o que para começar a economizar e reduzir sua pegada ambiental?

COMPRAR

Todos os números citados na calculadora de impacto vêm de fontes confiáveis, estudos da indústria e bancos de dados de mudanças climáticas.

1 - Os valores de economia são obtidos através do valor que seria gasto com a aquisição de copos descartáveis no período de tempo considerado descontado o custo de aquisição dos Copos Eco®.

2 - Os números referentes ao impacto ambiental são provenientes de analise de Ciclo de Vida realizada pelo setor de Sustentabilidade da Meu Copo Eco® e são atualizados constantemente, os bancos de dado utilizados para a ACV incluem o Inventário de Carbono e Energia da University of Bath (ICE) e o banco de dados internacional ecoinvent. Essas fontes são os conjuntos de dados científicos mais atualizados e abrangentes disponíveis hoje.

Para o padrão de cálculo foram considerados os impactos oriundos desde a produção até o final da vida útil.

O copo descartável utilizado como padrão para o cálculo possui 180 ml e peso de 1,62 gramas conforme preconizado pela ABNT, para efeito de cálculo foi utilizada uma média de 500 km de transporte entre fabrica e consumidor final.

O número de 05 copos descartáveis utilizados por dia é uma estimativa amplamente utilizada pela Meu Copo Eco® e outros parceiros ambientais como o Instituto Akatu e Menos 1 Lixo, esse dado é uma média realista comprovada por inúmeros empresas parceiras que fizeram a substituição dos descartáveis por reutilizáveis.