O que significa ser uma Empresa B?

Por: Meu Copo Eco | Categoria: Meu Copo Eco | Palavras-Chave: Empresa B, Meu Copo Eco, Copo Eco

Em 2017 a Meu Copo Eco recebeu seu certificado de Empresa B. Você sabe o que isso significa? 

Empresas B são empresas com fins lucrativos comprometidas com uma nova economia. Elas são guiadas por propósitos claros, priorizando a geração de impacto positivo para seus colaboradores, clientes e meio ambiente.

Empresas B não querem ser as melhores do mundo, mas sim serem as melhores para o mundo, atuando de forma econômica, social e ambientalmente responsável.

Para conquistar o selo de Empresa B, a Meu Copo Eco submeteu-se a uma avaliação criteriosa, que abrangeu cinco áreas essenciais: governança, colaboradores, clientes, meio ambiente e comunidade. 

Essa avaliação é chamada de Avaliação de Impacto B (BIA). Ela é realizada pelo Sistema B e deve ser refeita a cada três anos. As empresas avaliadas devem atender a um padrão mínimo em todas as cinco áreas citadas acima, e a pontuação de cada empresa fica disponível online para que todos possam ver.

A recertificação mais recente da Meu Copo Eco foi realizada em 2022. 

Essa renovação do certificado foi uma excelente oportunidade para avaliarmos nosso trabalho, além de ter contribuído (e muito!) para nos ajudar a identificar áreas que requerem mais atenção.

Nosso trabalho na categoria meio ambiente tem obtido excelentes pontuações. 

A descrição do Sistema B para esta categoria é a seguinte:

“Meio Ambiente avalia as práticas gerais de gestão ambiental de uma empresa, bem como seu impacto no ar, clima, água, terra e biodiversidade. […] Esta seção também reconhece as empresas com processos produtivos ambientalmente inovadores e aquelas que comercializam produtos ou serviços que tenham impacto ambiental positivo. Alguns exemplos podem incluir produtos e serviços que criam energia renovável, reduzem o consumo ou o desperdício, […] ou educam as pessoas sobre os problemas ambientais”.  

Obter uma alta pontuação nesta categoria nos orgulha muito, pois reafirma nosso compromisso em ser uma empresa inovadora, comprometida com a construção de um mundo melhor. 

Há 10 anos atrás não se falava sobre o problema dos copos descartáveis no Brasil (são 725 milhões consumidos todos os dias no país!). A Meu Copo Eco trouxe a solução para resolver esse desperdício.  

Hoje em dia, já são milhares de pessoas em todo o país que usam o Copo Eco reutilizável, evitando que bilhões de copos descartáveis acabem na natureza. 

Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas é graças aos nossos parceiros ambientais, que confiam na Meu Copo Eco e atuam como verdadeiros agentes da mudança, que sabemos que estamos no caminho certo para construir uma nova cultura de consumo, que valoriza ao máximo a reutilização de produtos, e evita o desperdício causado por produtos de uso único.  

Festival Na Praia 2022

Por que você deve apoiar uma Empresa B? 

Quando você vê o selo de Empresa B em um produto ou serviço, você pode ter a certeza de que está se relacionando com uma empresa que se preocupa tanto com o impacto ambiental quanto social de suas ações.

As Empresas B são comprometidas com a transparência e prestam contas sobre seu desempenho social e ambiental de forma objetiva e verificável. Isso significa que elas vão além do “greenwashing”, que é apenas uma abordagem superficial de se importar com pessoas e com o meio ambiente.

Ao apoiar uma Empresa B, você está contribuindo para um modelo de negócio mais consciente, que busca equilibrar o lucro com o propósito de causar um impacto positivo na sociedade. Além disso, você está incentivando outras empresas a seguirem esse caminho, promovendo uma mudança positiva no mercado.

Isso significa tomar decisões que causam um impacto positivo na sociedade

Apoiar uma Empresa B é uma forma de usar seu poder de consumo como uma ferramenta para promover mudanças reais e significativas na forma como as empresas fazem negócios. É uma maneira de alinhar seus valores pessoais com suas escolhas de consumo e contribuir para um mundo mais sustentável, inclusivo e justo para todos.

Valorize e incentive empresas melhores para o mundo! Quer conhecer outras Empresas B? Você pode ver a lista completa de empresas credenciadas no site do Sistema B Brasil

[empresa_B]
[empresa_B]
[empresa_B]

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com alguém que também possa se interessar pelo tema!

Fale Conosco no WhatsApp
logo