4 motivos para NÃO usar copos descartáveis

Por: Meu Copo Eco | Categoria: Sustentabilidade | Palavras-Chave: Sustentabilidade, Impacto Ambiental, Descartáveis | Visualizações: 84

 

Sabe os copinhos descartáveis que estamos acostumados a ver em festas, bares ou disponíveis ao lado dos bebedouros? Pode até parecer muito prático utilizá-los, mas a longo prazo eles são um GRANDE problema ao meio ambiente. 

 

Pensando no impacto que os copos descartáveis causam, listamos 4 motivos para você deixar de lado essa prática de uma vez por todas e adotar os copos reutilizáveis de agora em diante :)

 

 

1.  Demoram MUITO tempo para se decompor 

 

Do uso ao descarte, o tempo médio de vida útil de um copo plástico é de segundos. Após descartado, esse mesmo copo pode levar até 400 anos para se decompor. 

Só no Brasil, são produzidas cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos descartáveis por ano. A maior parte deles não é reciclado ou sequer recebe a destinação correta, sendo misturado com o lixo comum ou pior, indo parar nas ruas e nos oceanos. 

 

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU) constatou que os oceanos recebem 8 milhões de toneladas de plástico todos os anos. 

 

Esse plástico provém do consumo humano de descartáveis, como sacolas, garrafas e… copos plásticos.

 

 

2. Copos descartáveis não são reciclados

 

Ser reciclável é diferente de ser reciclado! Embora o plástico tenha um grande potencial de reciclagem, o copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. 

 

Isso porque o valor de mercado para reciclagem de copos descartáveis é baixíssimo cerca de 0,20 centavos por kg o que faz com o que os catadores e as associações de reciclagem não se ocupem desse tipo de coleta, inviabilizando sua reciclagem. 

 

 

3. Copos descartáveis gastam mais água

 

A produção de um copo descartável, feito para ser utilizado uma única vez, gasta em média 10 vezes mais que a higienização de um copo reutilizável. Enquanto para produzir um único copo, as fábricas tradicionais utilizam quase 3 litros de água, para lavar um copo na pia de casa gasta-se, em média, 300ml. 

 

 

4. Não é “só um copinho”  

 

O Brasil é o 4° maior produtor de plástico do mundo e 98% de todo esse plástico não é reciclado. Com a fragilidade do sistema de recuperação desse material, são toneladas de plástico indo parar diariamente em aterros, lixões, ruas, esgotos e até nos oceanos. 

 

Só de copos plásticos são descartados cerca de 720 milhões todos os dias. Com a incerteza de qual será o destino final destes descartáveis, mesmo que eles sejam jogados no lixo, nada garante que eles terão a destinação correta ou deixarão de poluir o meio ambiente. 

 

 

Entendi o problema dos descartáveis! Mas, e agora, o que eu faço? 

 

Se desejamos viver num mundo mais sustentável, pequenas ações podem ser tomadas para a construção dessa nova realidade. 

 

Comece por recusar os copos descartáveis. Já existem alternativas para substituir os descartáveis em eventos, festas e bares, como o uso de copos retornáveis na logística dos empreendimentos. 

 

Outra ação que pode ser tomada é a adoção de um copo reutilizável para você usar no trabalho ou carregar na bolsa ou mochila, podendo utilizá-lo  e reutilizá-lo  seja onde for. 

Compartilhe esse conteúdo: