Por que o copo reutilizável é a melhor opção para eventos?

Por: Meu Copo Eco | Categoria: Sustentabilidade | Palavras-Chave: Copo Eco, Copo Reutilizável, Sustentabilidade, Impacto Ambiental | Visualizações: 43

Em 2020, o governo da França e a WWF, uma das maiores organizações de conservação ambiental do mundo, solicitaram em conjunto um estudo para avaliar o impacto ambiental dos copos mais utilizados em eventos. 

 

O motivo da preocupação? 

 

A escolha entre copos descartáveis, biodegradáveis ou reutilizáveis deve levar em conta a geração de resíduos, o gasto de energia, água, e o uso de matéria prima de cada alternativa. 

 

“O resultado da pesquisa deixa claro: o futuro do copo estará em sua reutilização”

 

Nenhuma alternativa descartável apresenta tantos benefícios quanto o copo reutilizável

 

O estudo considera a análise de todo o ciclo de vida de cada produto, desde os gastos energéticos para a produção, a geração de carbono e o impacto da lavagem ou da reciclagem em termos de recursos necessários para cada processo.

 

As conclusões do estudo foram:

 

 

Os copos de uso único geram grande quantidade de resíduos em eventos. Os copos descartáveis plásticos, não são reciclados e portanto não retornam à cadeia produtiva. 

 

Já os copos biodegradáveis, longe de parecerem uma solução simples, podem se decompor sob condições específicas de compostagem, mas isso não significa que eles sejam biodegradáveis na natureza. 

 

Além disso, nenhuma das alternativas de uso único contribui para a criação de uma nova cultura de consumo. O copo reutilizável, além de ser a melhor escolha em termos de impacto ambiental, incentiva à reutilização e a rejeição dos descartáveis. 

 

Confira o estudo completo clicando aqui.

Compartilhe esse conteúdo: