Copo reutilizável ou copo descartável: qual é o mais sustentável para eventos?

Por: Meu Copo Eco | Categoria: Eventos | Palavras-Chave: Copo Eco, Copo Reutilizável, copo descartável

Em 2020, o governo da França e a WWF, uma das maiores organizações de conservação ambiental do mundo, solicitaram em conjunto um estudo para avaliar o impacto ambiental dos copos mais utilizados em eventos. 

Considerando a geração de lixo, o gasto com energia, água e o uso de matéria prima, qual é o copo mais sustentável para eventos, o copo reutilizável ou o copo descartável?

Para responder essa pergunta, foram selecionados para análise os copos reutilizáveis e retornáveis feitos de polipropileno, e copos descartáveis de diferentes materiais, como copos de papel, de copos de PLA (plástico feito a partir de fontes renováveis), de isopor, poliestireno (PS) e de PET. 

O estudo considerou a análise de todo o ciclo de vida de cada copo, desde os gastos energéticos para a produção, a geração de carbono e o impacto da lavagem ou da reciclagem em termos de recursos necessários para cada processo.

Descartáveis X reutilizáveis. O que o estudo concluiu?

1. Os copos descartáveis causam os piores impactos tanto em sua produção quanto no consumo, inclusive quando os copos são feitos a partir de fontes renováveis, como o PLA.

2. Os copos reutilizáveis de polipropileno (PP) são a solução ideal para a utilização na maioria dos cenários.

3. O número de vezes que um copo é reutilizado é um parâmetro-chave nos resultados, sendo necessário ao menos 10 reutilizações para garantir que o impacto gerado será menor que qualquer outra solução.

[reutilizável ou descartável]
[reutilizável ou descartável]

O resultado da pesquisa deixa claro: “o futuro do copo estará em sua reutilização”. Afinal, nenhuma das alternativas descartáveis apresentou tantos benefícios quanto o copo reutilizável.

Isso porque os copos descartáveis sempre vão gerar grandes quantidades de resíduos no final dos eventos. Já os copos reutilizáveis vão eliminar esse problema.

Copo biodegradável

Os copos biodegradáveis feitos de PLA, embora fabricados a partir de fontes renováveis, são biodegradáveis somente quando separados dos demais plásticos e direcionados para usinas de compostagem industrial. Ou seja, eles não se biodegradam na natureza e nem nos aterros sanitários, que é onde a maioria desses copos biodegradáveis vai parar. 

Além disso, os copos biodegradáveis, por serem também descartáveis, geram tanto resíduo quanto o descartável comum.

Copo de papel 

Os copos descartáveis de papel recebem uma fina camada de plástico que garante a impermeabilização dos mesmos. Sabemos que o papel é um material biodegradável, mas a mistura desses dois materiais — plástico e papel — impossibilita sua total degradação, além de impedir também sua reciclagem.

Copo descartável de plástico e de isopor 

Já os copos descartáveis de isopor e polipropileno, embora tecnicamente sejam possíveis de reciclagem, dificilmente são reciclados e transformados em outros produtos. Então, ao invés de retornarem a cadeia produtiva, esses descartáveis vão parar nos aterros sanitários ou pior, nas ruas e nos oceanos, onde ficarão por muito tempo até que se decomponham. 

Confira o estudo completo clicando aqui.

 

Copo reutilizável para eventos 

Nenhuma das alternativas descartáveis contribui para a criação de uma nova cultura de consumo. O copo reutilizável, além de ser a melhor escolha em termos de impacto ambiental, incentiva à reutilização e a rejeição de copos de uso único. 

Nesse sentido, a escolha de copos reutilizáveis é uma decisão pedagógica e que envolve consciência por parte de consumidores e organizações. Mas também é uma decisão financeiramente viável e que traz benefícios a curto, médio e prazo, seja para o evento, com a venda dos copos reutilizáveis, gerando uma nova forma de receita, seja para o meio ambiente, ao evitar o descarte de centenas de copos plásticos que foram utilizados somente uma única vez. 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com alguém que também possa se interessar pelo tema!

Fale Conosco no WhatsApp
logo