Por que o Copo Eco faz tanto sucesso em eventos?

Por: Meu Copo Eco | Categoria: Sustentabilidade | Palavras-Chave: Copo Eco, Sustentabilidade, Impacto Ambiental, Eventos

A busca por consumir de forma consciente é uma tendência crescente dos últimos anos. Atualmente, processos mais ecológicos são uma exigência dos consumidores.

Aproveitando esse boom da preocupação ambiental, empresas têm buscado fortalecer seu posicionamento sustentável. Afinal, marcas com práticas sustentáveis costumam ser mais queridas pelo público, atraem maior atenção da mídia e se destacam frente à concorrência.  

Com os festivais e eventos a tendência é a mesma. Eventos sustentáveis acabam sendo mais divulgados e mais amados pelo público porque, além de proporcionarem uma experiência única para os participantes, se comprometem a reduzir seus impactos ambientais e a serem mais responsáveis social e economicamente. 

Sustentabilidade de verdade gera credibilidade 

Para que o público perceba seu compromisso ambiental, não basta somente afirmar que você é sustentável. É preciso colocar isso em prática. 

Um evento é sustentável quando sua organização leva em conta todos os impactos negativos e tenta compensá-los, de forma a produzir o menor impacto ambiental possível em seu entorno. Isso envolve o uso eficiente de recursos naturais, como água e energia, a redução das emissões de CO² e a gestão adequada de todos os resíduos — orgânicos, rejeitos e recicláveis. 

Além de reduzir o impacto negativo, a sustentabilidade tem tudo a ver com o legado positivo que o evento deixará no local onde foi realizado. Isso significa optar por produtos e serviços que se alinham ao propósito do evento, estimulando soluções sustentáveis que serão praticadas pelo público. 

Um exemplo de solução sustentável são os copos reutilizáveis. Uma proposta simples que reduz em até 80% a produção de descartáveis de um evento. 

Copos reutilizáveis em eventos  

O copo reutilizável, comum em eventos na Europa há muitos anos, em 2011 chegou como novidade no Brasil. Seu propósito, tanto aqui como nos outros países, é substituir os copos descartáveis e tornar os eventos mais sustentáveis e limpos. 

fonte: Prefeitura de Itajaí

O grande desafio é proporcionar uma mudança de comportamento sem afetar o bom funcionamento dos eventos. Como substituir os “práticos” copos descartáveis pelo Copo Eco®?

Sabendo que essa substituição só é possível se o copo reutilizável for acessível para todo mundo, a resposta encontrada pela Meu Copo Eco foi propor o sistema caução. 

Nos eventos que utilizam esse sistema, quem consome alguma bebida pela primeira vez deixa um valor caução para ter seu Copo Eco. Quando não precisa mais usar o copo, existem duas opções: ficar com o copo para reutilizar em casa, ou devolvê-lo e receber o dinheiro de volta. 

O sistema caução torna o copo eco acessível para o público — afinal, ele pode “pegar emprestado” o copo ao invés de comprá-lo; e é uma solução financeiramente viável para os organizadores do evento — que deixam de gastar dinheiro tanto com a compra dos copos descartáveis quanto com a destinação final dos copos que seriam descartados.

Também vale mencionar o retorno financeiro gerado com a venda dos copos para o público que optou por levá-lo para casa. 

Contrariando a ideia de que práticas sustentáveis tornam a organização dos eventos mais cara, a receita gerada com a venda dos copos reutilizáveis pode ser utilizada para financiar outras ações sustentáveis, como o financiamento de ações sociais, a compensação de carbono ou até mesmo para cobrir os custos da destinação correta dos demais resíduos do evento. 

O sucesso do Copo Eco

O chão limpo no fim de festa e os quilos de lixo plástico evitados talvez sejam os resultados mais óbvios da substituição dos copos descartáveis. Mas não são os únicos. 

Os copos de eventos que retornam para a Meu Copo Eco são higienizados e separados para serem utilizados novamente. Como sua maior qualidade é ser durável, esse processo de higienização e reutilização do copo é feito centenas de vezes. 

A lógica da reutilização é a mesma para quem tem um copo eco em casa. O ideal é que a pessoa utilize seu copo para evitar os copos descartáveis no dia a dia. Quanto mais ele é reutilizado, mais ele cumpre sua função ecológica. 

Caso aconteça algum “acidente” que danifique o copo e ele precise ser descartado, ele não perde seu valor. 

Ao contrário dos copos descartáveis, que pelo baixo valor econômico não são aproveitados na maioria das cooperativas de reciclagem, o copo eco é feito de matéria prima que é reciclada no Brasil. 

Isso significa reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários e reaproveitar a matéria que é extraída na natureza, economizando os recursos naturais que seriam gastos na produção de novos plásticos. 

Reduzir o consumo e reutilizar o máximo possível são as duas atitudes chaves da sustentabilidade. O terceiro passo, que é a reciclagem, encerra o ciclo de vida do copo e permite que ele seja transformado em um novo produto, sem desperdício.  

Nova cultura de consumo 

A praticidade do sistema caução fez com que substituir os copos descartáveis pelo Copo Eco fosse simples nos eventos. Mas muito além disso, a adesão geral do público é o que tornou essa solução uma realidade. 

fonte: Jornal de Brasília

O público está cada vez mais consciente dos impactos negativos gerados por eventos tradicionais. E está disposto a consumir de forma consciente, só precisa de incentivos para isso.

Os eventos são oportunidades incríveis para sensibilizar um grande número de pessoas. O Copo Eco é uma ferramenta para despertar uma mudança na nossa cultura de consumo, e  junto dele existem diversas outras ações que podem ser realizadas. 

Basta ampliarmos nosso olhar para as possibilidades que um evento sustentável pode proporcionar, seja como organizador — reduzindo o impacto ambiental do evento e melhorando o engajamento com o público; ou como público final — consumindo de forma mais consciente e exigindo dos eventos práticas sociais, econômicas e ambientalmente mais sustentáveis. 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com alguém que também possa se interessar pelo tema!

Fale Conosco no WhatsApp
logo