Eventos sustentáveis: 5 iniciativas para você se inspirar

Por: Meu Copo Eco | Categoria: Sustentabilidade | Palavras-Chave: Copo Eco, Sustentabilidade, Eventos sustentáveis

Já te contamos aqui o que é um evento sustentável. Hoje vamos te apresentar 5 iniciativas sustentáveis em eventos que geram um grande impacto positivo pro meio ambiente e pra sociedade. 

Confira! 

#1 Consumo sustentável

A edição de 2019 do Festival Na Praia conseguiu evitar que 97,47% dos resíduos do evento fossem parar em aterros sanitários. 

Isso graças a uma estratégia de consumo e descarte responsável! 

Os copos descartáveis foram substituídos pelo Copo Eco, evitando o uso de 1,8 milhão de copos descartáveis durante as 11 semanas de evento. 

Outros itens descartáveis como pratos, canudos e talheres foram substituídos por suas versões compostáveis, e destinados junto com o resto de alimentos para um pátio de compostagem indústrial.

Nos banheiros foram instalados secadores de mão elétricos, reduzindo o descarte de papel. 

#2 Compensação de carbono 

Eventos geralmente produzem grandes quantidades de carbono como resultado do deslocamento do público e dos artistas, uso de energia, produção de alimentos e bebidas e destinação final dos resíduos. 

Ser um evento carbono neutro envolve a redução de emissões de carbono e a compensação das emissões restantes através da neutralização. A redução das emissões é possível através de ações como a reutilização de materiais, investimento em energia renovável e destinação adequada de resíduos.  

Outras medidas para tornar um evento carbono neutro incluem a compra de créditos de carbono, que financiam projetos de redução de emissões em outras partes do mundo. 

O Festival Saravá no início deste ano, em parceria com a Meu Copo Eco, inventariou e neutralizou toda sua emissão de CO2. A compensação ocorreu através do reflorestamento de áreas degradadas, ao todo foram 10 toneladas de carbono neutralizadas. 

#3 Arrecadação de alimentos 

O ingresso social ou solidário é uma modalidade de ingresso que tem se tornado comum em eventos por todo o Brasil. Ele custa mais barato que o ingresso tradicional e, para ter acesso a ele, o público deve levar consigo para o dia do evento algum tipo de alimento não perecível. 

Os alimentos arrecadados são doados para ONGs, projetos ou para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

A edição de 2022 do Rap In Cena Festival reuniu um público de 30 mil pessoas e conseguiu arrecadar 60 toneladas de alimentos com a venda de ingressos sociais. Esses alimentos 

foram destinados para 41 instituições do Rio Grande do Sul. 

#4 Inclusão social 

Pensar a inclusão dentro de um festival ou evento é buscar garantir que todos os membros da comunidade possam desfrutar de experiências culturais, independente de sua classe social, educação, deficiência, gênero ou raça. 

A inclusão pode ser feita de diversas maneiras, seja durante a venda de ingressos — oferecendo parte das entradas de forma gratuita ou por um preço mais baixo que o valor tradicional; ou com melhorias na infraestrutura do evento — acrescentando rampas, banheiros acessíveis, vagas exclusivas e cardápios em Braille, por exemplo. 

Em 2022, como parte das ações de acessibilidade e inclusão, o Festival CoMA abriu processo seletivo para a contratação de 80 pessoas com deficiência para trabalharem no festival. 

São cargos de atendimento PCD, atendimento ao público, assistente de logística, segurança, bar (frente e fundo), bilheteria, caixa, profissional de audiovisual, fotógrafo e muitos outros. A formação e o treinamento desses profissionais ocorreu em parceria com o LABFAZ. 

#5 Reciclagem e compostagem

Por reunirem muitas pessoas, eventos acabam gerando uma quantidade significativa de resíduos. Para lidar com isso, além de reduzir a produção de lixo, é preciso priorizar a reciclagem e a compostagem, evitando ao máximo o envio de materiais para o aterro sanitário. 

O Floripa Eco Festival trouxe algumas iniciativas legais na sua edição de 2023 para cumprir com esses objetivos: 

  • Substituiu os copos descartáveis pelo Copo Eco
  • Recolheu e enviou os resíduos orgânicos para a compostagem, inclusive o óleo de cozinha 
  • Cooperativas de reciclagem atuaram durante o evento, recolhendo as latinhas de alumínio utilizadas pelo público
  • Foram disponibilizados coletores específicos para as bitucas de cigarro, que posteriormente foram recolhidas e enviadas também para reciclagem. 

A #6 iniciativa sustentável deste post pode ser a sua! 

Já pensou que seu evento e suas ações podem servir de inspiração pra muita gente por aí? 

Existem diversas formas de tornarmos as festas e festivais mais sustentáveis e conscientes. Seu público agradece e o meio ambiente também. Faça sua parte! 

 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com alguém que também possa se interessar pelo tema!

Fale Conosco no WhatsApp
logo