

Nesse cenário de pluralidade, nasce o Carnaval no Parque filho da R2 Produções. A Produtora tem um perfil muito irado, de uma galera que bota a cara - e a arte - na rua criando aquilo que ama. Com sede de dar vida à capital, os envolvidos têm uma paixão por essa mistura planejada e sempre se unem por uma boa função! “Nossa cidade é cabulosa” dizem os apaixonados por ideias diferentes e por Brasília.
Um dos fatos que chama atenção, é que nessa festa, casais, crianças e solteirxs são todxs bem vindxs! Afinal, quando falamos de carnaval, é como se falássemos do coração de mãe em Brasília. Até os pequenos ganharam uma programação toda pensada neles, e com direito a Bloco do Bita e Banda Ventoinha de Canudo, do Bloco da Tesourinha, que acontece na praça das fontes. É fato: vontade de inovar não falta por aqui!
Carnaval e sustentabilidade
Mais que possível, um dever para quem acredita na força da sustentabilidade é curtir todos os dias do carnaval sem criar mais impacto ao meio ambiente. Afinal, carnaval não deve ser aclamado como expressão de irresponsabilidade. O que importa é a alegria de todos que se unem trazendo a possibilidade de uma mudanças práticas e imediatas para a melhora da própria realidade. Ou seja, muito mais relevante do que falar do modo conceitual de sustentabilidade e meio ambiente é o próprio envolvimento das pessoas com o tema e a importância ao perceberem que a fala está diretamente ligada com o dia-a-dia vivido. A transição de atitudes é necessária não só no ambiente de trabalho ou em espaços restritos, mas pra vida! E que bacana é fazer essa mudança de cultura de forma divertida.

É, nem só de glitter vive uma folia do bem, não é mesmo? Por isso, com o Carnaval no Parque a atitude foi além. Pensando em realizar uma festa limpa e no radar da produtora essa consciência na prática, o evento assumiu uma grande responsabilidade com o meio ambiente, a sociedade e também aderiram ao Meu Copo Eco. Foi abolição total aos descartáveis! Isso nos encheu de orgulho. O sistema de copos reutilizáveis e retornáveis têm até 25 vezes menos impacto sobre o meio ambiente do que todas as outras opções. E não foi só isso que a equipe descobriu. Quando perceberam o tamanho do impacto na redução de resíduos, custos e o incentivo a uma nova cultura de consumo consciente, bastou querer para realizar!

Com o crescimento do empenho em novas ações, o projeto recebeu um prêmio do GDF (Governo do Distrito Federal) pela sua gestão de resíduos. Massa né? Foram mais de 15 mil eco copos vendidos na edição de 2017, com um público de mais de 50 mil pessoas nos dias de festa. Agora imagine todas essas 50k usando descartáveis? Seria o próprio apocalipse em forma de carnaval haha Pois é. Seguindo na busca por alternativas sustentáveis a R2 deu uma atenção pra os recipientes de descartes, separando por metal, vidro, plástico, papel e orgânico. Por todo o complexo carnavalesco para que, quando o último bloco passar na avenida, o lixo seja despejado no lugar certo e o que puder, seja reciclado.
Entre as práticas para que o evento fosse um sucesso foi a excelente comunicação pré-evento. As pessoas precisam saber com antecipação que estão indo para uma festa com uma pegada diferente, que irão para um evento com consciência e que isso só torna a festa melhor. Além disso no próprio Parque o banners sobre o conceito caução estavam bem visíveis, os caixas estavam com o pitch na ponta da língua para ensinar o folião e uma sacada muito boa: caixas móveis. Durante a festa tinham pessoas com a máquina de cartão e com alguns copos no pescoço para fazer a venda dos copos, além dos demais produtos da festa.
O bloco não para!

Já sabemos que em Brasília, concreto e árvore são os opostos que se atraem num lugar com cultura e gente pra caramba, e é lá que juntam-se os mais diferentes ritmos e pessoas com jeitos particularizados, mas sempre caminhando no mesmo sentido: atrás do bloco. Avante com o propósito à favor da união de culturas e progresso em sociedade, a ação da MCE junto com o Carnaval no Parque visibiliza a necessidade do debate e fortalecimento acerca de questões distantes ou cotidianas sobre assuntos sociais e sustentáveis. Por isso, juntos ou em qualquer lugar, influenciaremos positivamente esperando que a corrente continue. Sempre em frente! Gostou? Reutilize os nossos copos no seu dia a dia e faça esse carnaval durar o ano inteiro!