Blog

Meu Copo Eco vencedor do primeiro Prêmio Lixo Zero

Meu Copo Eco vencedor do primeiro Prêmio Lixo Zero
Há 15 dias atrás recebemos um convite: concorrer ao primeiro Prêmio Lixo Zero no Brasil, junto com tantas outras iniciativas que fazem a diferença para a sustentabilidade Brasil a fora.

Além da honra de sermos indicados já na primeira edição, para um prêmio tão significativo nesse momento de transição da sociedade que vivemos, essa chamada representou também olharmos para trás e vermos tudo que trilhamos até o dia de hoje.

Mudar um comportamento pessoal é um desafio e tanto, imagine então assumir o compromisso de mudar algo em larga escala, algo que até então não havia recebido a devida atenção: a questão dos resíduos no Brasil.

Em média uma pessoa descarta 1k de lixo por dia. Quando multiplicamos pela quantidade de pessoas no mundo, são pelo menos 7 bilhões de kg de resíduos produzidos diariamente, sendo um dos 3 principais custos para a gestão dos municípios, que poderia estar sendo destinado para áreas como saúde e educação. O tamanho desse problema não se resume somente a números, começa pelo descaso que tratamos os nosso lixo e o senso de responsabilidade por aquilo que deixamos por aí, aquilo que não queremos mais. Mas como dizer para as pessoas que o jogar “fora” não existe?

 

Esse é o desafio da Meu Copo Eco e o de muitas outras empresas, que na noite do dia 20 de outubro, o Instituto Lixo Zero e a Menos 1 Lixo reuniram no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Este lugar tão simbólico, juntou dezenas de iniciativas que, cada uma a sua maneira, estão ajudando a transformar problemas em soluções para a sustentabilidade no Brasil,  mostrando que a mudança é possível e já está acontecendo.

Se rolou um frio na barriga? É claro! Mas de desafios a Meu Copo Eco foi formada também. Muito antes dessa indicação, há exatos 7 anos, aceitamos o desafio de trazer a sustentabilidade para os eventos brasileiros, eliminando o uso de descartáveis através da logística reversa de copos. Tempos depois nos certificarmos como Empresa B, empresas melhores para o mundo e continuamos a nossa caminhada, nos fortalecendo através de  uma missão: mudar uma cultura de consumo, tornando-a acessível a todos.

Ao lado de @casasemlixo, @revoluçãodosbaldinhos @favelaorganica @bancoderesíduos @pimpmycarroca @cicloorganico @umanosemlixo @diegosaldanha_ecobarreiras @ecosurf @favelaorganica @yougreen @eccovida @cepagroambiental @oeko @tiaodossantos @reciclacao @proecologic @tevejonapraia @r2producoes e tantas outras histórias incríveis, a emoção foi gigante quando nosso nome foi anunciado lá, como o premiado da noite em nossa categoria: resíduos e reuso.

Muito mais que um Prêmio, ver este movimento que conseguiu identificar e reunir diversos ecossistemas sociais e setores da sociedade, cada um transpondo barreiras para melhorar o mundo em que vivemos, olhar no olho de todos que estavam lá concorrendo também e saber que “estamos juntos” foi a nossa grande alegria da noite.

De volta para casa, o que levamos para disso tudo? Perceber e ver tantos rostos conhecidos da nossa Floripa, nossa terra natal está se encaminhando para um pólo de sustentabilidade, que ajudamos a criar e fortalecer. Hoje, iniciativas importantíssimas estão iniciando por aqui e sendo replicadas em todo o território nacional. É a tal da rede que falamos, é o que faz a gente ser o que é: crescer mas levar muitos com a gente.

Liderança feminina: a MCE é uma empresa majoritariamente liderada por mulheres, começando pela Lari, nossa sócia fundadora. Durante a premiação muitas iniciativas aí presentes eram também lideradas por mulheres, the future is female, nao é? Mas antes disso, ele tem que ser pra todo mundo, é pra isso que estávamos aí.

E claro, não poderia faltar: nossos embaixadores e os milhões de usuários espalhados por todo o país, que levam o MCE por onde vão, que se inspiram na gente e na nossa missão para adotar uma rotina mais sustentável a cada dia, que questionam e acreditam nessa mudança que nos é tão necessária.

A sensação é de alegria, que não cabe no nosso peito, mas é também de gratidão.

 

Nossas palavras finais dessa festa linda? “Esse prêmio é de todos nós, que temos a coragem de mudar nossos hábitos de consumo” <3




Outras matérias

24/10/2018 17:38