Blog

Microplástico nos oceanos e o que você tem a ver com isso?

Microplástico nos oceanos e o que você tem a ver com isso?
Todos os dias fazemos escolhas, muitas delas envolvendo o plástico descartável. Desenvolvido para ser cômodo e se adequar ao nosso dia-a-dia corrido, o plástico de uso único em pouco tempo se tornou o vilão de nossos mares.

Todos os anos toneladas de plástico são despejadas em nossos oceanos. Materiais que poderia ser reutilizados e apresentar uma estrutura durável, acabam por se depositar na natureza devido ao seu descarte precoce. O que isso representa?

Mais de 1,5 milhões de animais marinhos morrem todos os anos por ingestão de plástico

Segundo dados do do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD), todos os anos milhões de animais morrem por ingestão de partículas de microplástico. Estas partículas são provenientes do processo de degradação do plástico, sem nunca completar seu ciclo completo de decomposição, até onde se tem notícia.

Facilmente confundidas como alimento pelos animais marinhos, as partículas de plástico acabam por se depositar no organismo destes animais, levando as espécies à óbito.

Mas então, onde você entra nessa história?

Estudos revelam que pelo menos 9 tipos de plástico estão sendo ingeridos por seres humanos


Ao ingerir as partículas de microplástico, os peixes que sobreviverem poderão acabar entrando no nosso cardápio do dia. É isso que está sendo confirmado por diversos estudos no mundo inteiro.

Sim, estamos comendo plástico.

E o que você tem a ver com isso?

Suas escolhas. Nosso mundo é feito por todas as escolhas que fazemos todos os dias. A mudança de um hábito simples como separar o seu lixo ou levar o Copo Eco na mochila faz uma grande diferença lá no final. Que tal quebrar esta triste cadeia diminuindo o descarte de materiais? O planeta conta com você.




Outras matérias

16/01/2019 16:34